Padaria é algo raro em Porto Alegre, por isso sempre que descubro um lugar novo, logo vou conhecer. A Ô de Casa fica em um casarão na esquina da Rua Gonçalo de Carvalho (também conhecida como a rua mais bonita do mundo. Sim, isso mesmo.) e a Rua Santo Antônio.
A casa é um charme e de fora mais lembra um bistrô. Dentro a decoração é bem clean e iluminada, o que dá um charme especial para o café da manhã.
A filosofia da casa é bem legal: pães artesanais, com fermentação natural, ingredientes orgânicos (sempre que possível) e receitas feitas com produtos da estação. Por isso, algumas coisas podem variar no cardápio de vez em quando.
Para o café da manhã, a padaria tem três combos (que também são servidos ao longo do dia).
Eu escolhi o combo "Tradicional", que vem com uma bebida quente (que pode ser café, café com leite ou chá), pão da casa na chapa (de milho ou multigrãos) com geleia e manteiga, suco do dia (desta vez foi de laranja) e iogurte natural com granola e mel.
Os pães são muito saborosos e bem fresquinhos. Todos os dias tem fornada saindo! Além de comer por lá, você ainda pode levar para casa.
O iogurte com granola e mel é uma daquelas ideias simples e deliciosas que a gente adota pro café da manhã de casa.
A Rafa pediu o “Bolinho da Manhã”, que tem uma bebida quente, uma fatia de bolo (que era de laranja com gotas de chocolate) e um suco do dia. Sabe bolo de vó? Melhor.
A Ju foi de combo "Americano", que é uma bebida quente e panquecas com calda (quente ou fria) de frutas vermelhas.
As panquecas são uma delícia e a calda vem separada. É de frutas vermelhas mesmo, com mirtílos inteiros.
Se você não quiser as opções de combo para o café da manhã, todo o cardápio da casa fica disponível, com sanduíches e saladas. ATUALIZAÇÃO: agora a Ô de Casa funciona de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h.
O café saiu cerca de 17 reais para cada um. Eles não cobram os 10%, então tem um pote simpático para gorjetas!
destemperados
Ô de Casa: para tomar um café da manhã especial em POA
Destemperados
GZH faz parte do The Trust Project