Desde que cheguei a Porto Alegre, o Centro Histórico está entre meus lugares preferidos para explorar. Já descobri um café da manhã maravilhoso por lá (clique aqui) e sempre levo os amigos de fora para me ajudar a testar um lugar diferente. Na última andança, me deparei com um lugar escondidinho na esquina da Fernando Machado com a Borges.
O Divina Piadina é pequenininho e simpático. Uma placa na rua te convida a provar a “tradicional comida de rua da Itália”. Um bate-papo com o simpático italiano Federico Leoni, dono do lugar, me deu ainda mais vontade de contar a história do lugar aqui no Destemperados. O restaurante recebeu a certificação de genuinidade e autenticidade do Consulado Geral da Itália.
Leoni nos contou que os ingredientes como presunto cru, salame, parmesão, mussarela de búfala e azeite vêm da Itália, assim ele consegue chegar o mais próximo possível do sabor das piadinas originais.
Tá, mas o que é uma piadina? É uma massa circular, crocante por fora e macia por dentro. Bem saborosa, combina com recheio doce ou salgado. O prato é uma especialidade da região de Emília-Romanha, no norte da Itália, que virou comida de rua e ganhou o mundo. Tem mais da história bem aqui.
Embutidos e queijos são os principais ingredientes das opções salgadas do menu, que tem ainda três opções vegetarianas, além de oferecer mussarela vegetal aos veganos. Entre os doces, doce de leite e, claro, Nutella! E já que estamos falando de Itália, também tem expressos no cardápio.
A primeira vez que estive lá provei uma piadina doce e um cappuccino, mas fiquei morrendo de vontade de provar o crudo (presunto italiano cru, mussarela de Búfala, tomate, rúcula e azeite extra virgem), por isso nem pensei muito para escolher.
Não me arrependi!
A Rafa me acompanhou para o post e escolheu um recheio clássico: caprese (mussarela de Búfala, tomate, manjericão e azeite de oliva extra virgem).
Um close no recheio. A Rafa adorou.
Uma dica: se você for almoçar, peça uma grande, mas como a gente queria provar tudo que fosse possível, pedimos uma média e depois repartimos uma grande de Salame e grana (salame italiano, mussarela de Búfala, lascas de parmesão, tabasco, creme de vinagre balsâmico e rúcula). Se você não é fã de pimenta, peça para tirar o tabasco, mas não deixe de provar!
Eu que não sou de recursar sobremesa, pedi uma com recheio de doce de leite. Eu já havia provado a de morango com merengue. Gostei das duas, mas colocaria mais recheio na de doce de leite.
Saí de lá com mais um local para a lista de “preferidos do Centro Histórico”. A conta deu R$ 37 para cada e com certeza valeu a experiência.
destemperados
Divina Piadina: um pedacinho da Itália escondida no Centro de POA
Destemperados
GZH faz parte do The Trust Project