Em época de Festa da Uva, a food hunter Isadora Andrade recebeu uma missão: experimentar a gastronomia de Caxias do Sul e retratar o que provou de melhor. Listamos 5 motivos para ir a Caxias do Sul e comer e beber muito bem por lá.
Em Caxias do Sul, costuma-se dizer que é quase impossível encontrar um restaurante que funcione após as 22h durante a semana. Um restaurante funcionando até tarde em uma segunda-feira é ainda mais complicado. Com a abertura do Alligator Steakhouse & Craft Beer, essa história começou a mudar. Como o lugar costuma ficar cheio, a dica é chegar o mais cedo possível. As 34 torneiras de cervejas nacionais e importadas chamam a atenção – a casa dá um super espaço para as cervejarias gaúchas, em especial para as daqui da serra. Para forrar o estômago, pedimos pastéis de costelão 12 horas. Provamos, também, a salsicha bock com mostarda. Boa para ir petiscando entre um chope e outro. Como prato principal, eu fui de baby back ribs – as costelinhas de porco com molho barbecue. Bem cozida, com a carne se desprendendo do osso. Pedi a meia porção, ideal para uma pessoa.
Rua Os 18 do Forte, 1.525
Fone (54) 3538-6661
Facebook.com/alligatorscb
Outro clássico da cidade. Aqui, ná há menu. Funciona mais ou menos assim: senta e come. Não há o que escolher. A casa trabalha desde sempre neste mesmo esquema, servindo uma rodada com repetição livre do que há de melhor na culinária italiana: radite com bacon, salada de batata, queijo frito, galeto, espaguete. E ainda tem bife à milanesa. Como sobremesa, é preciso pedir o famoso sagu com creme do Gelain.
Rua Rodrigues Alves, 2.638 - Nossa Sra. de Lourdes
Fone (54) 3228-3977
www.famigliagelain.com.br
O La Barra nunca sai de moda em Caxias do Sul. Meu palpite é que seja assim em função dos drinks, das festas, do ambiente bacana e das comidinhas deliciosas. Em alguns dias da semana, o local fica lotado; em outros, é possível curtir a tranquilidade do restaurante. De entrada, pedimos carpaccio, com azeite, salsa, alcaparras e queijo grana padano. Pedimos dois sabores de pizza: Forte de Santa Tereza, com molho de tomate, tomate e pestode manjericão, e a Las Cumbres, com muçarella, peperone, alho-poró, gorgonzola e cebola caramelada. Entre os drinks, pedi o Bellini, com espumante brut e licor de pêssego.
Rua Cel. Flores, 810 – São Pelegrino
Fone (54) 3028-0406
www.labarra.com.br
A Empório Guerra é uma casa de parrilla em Caxias do Sul. Logo na chegada, pedimos linguiça de cordeiro. Ela tem um sabor bem marcante, diferente das tradicionais. Entre as carnes, optamos pelo bife ancho e pelo assado de tira. Os molhos vinagrete e chimichurri deram um toque especial aos cortes. Provamos ainda as massas da casa, como a garganelli com molho de nata e bacon, que estava espetacular.
Av. Júlio de Castilho, 3.930 – Bairro Cinquentenário
Fone (54) 3221-0371
www.jfguerra.com.br
Morando em uma região onde salada se come com bacon e sagu é considerado fruta, sigo achando que há dias em que só um galeto salva. Se tenho uma galeteria predileta por essas bandas? Alvorada, eu respondo. A Galeteria Alvorada é um clássico da cidade, principalmente para aquele almoço preguiçoso de fim de semana. Basta sentar à mesa para começar o festival: sopa de agnoline, pão colonial, radite com bacon, salada de maionese e frango e, claro, polenta, que eles inventaram de rechear com queijo.
Rua Os Dezoito do Forte, 200 – Nossa Senhora de Lourdes
Fone (54) 3222-4637
www.galeteriaalvorada.com.br