Nada melhor para fechar um dia de praia do que tomar uma cerveja gelada e comer bem. E foi com essa intenção que saí da Praia do Leblon direto para o Bar do Bacana, acompanhada de alguns amigos botequeiros.
O Bar do Bacana foi aberto em 2012 e faz parte da tradicional rede de botecos Belmonte. Localizado na Rua Cupertino Durão, no Leblon, suas mesas ocupam não só a frente do bar como também a frente do prédio vizinho. Chegamos lá pelas 17h de um Domingo e o local estava lotado, como um bom boteco deve estar nesse dia e horário!
Um pequeno salão com decoração simples, azulejos azuis e brancos e sugestões em quadros negros dá aquele tom bem informal que é a cara do Rio.
Conseguimos uma mesinha alta, para esperar por uma mesa onde pudéssemos sentar. Para matar a sede, a Cerveja Original foi unanimidade! Uma observação: a casa não serve chope, apenas cerveja em garrafa.
E para matar a fome, nosso primeiro pedido foi a porção de carne de sol com aipim frito e farofa, sugestão do garçom. Algumas vezes já me decepcionei ao comer carne de sol dura, o que não aconteceu nesse dia. A carne era macia e muito saborosa. Cebola na chapa, aipim bem crocante e farofa com bacon foram os acompanhamentos perfeitos. Ótima execução do prato de origem nordestina, que ainda foi servido com manteiga de garrafa.
Próximo pedido da mesa: pastéis. Existem 5 sabores no cardápio e eu escolhi o de camarão. Bem recheado, com camarões graúdos e pouco molho (nada daqueles pastéis cheios de molho com um ou dois camarõezinhos perdidos).
Um amigo que já conhecia o bar pediu o seu prato preferido: sanduíche de filé com queijo. Filé, muito queijo mussarela derretido, pão francês novinho e batata frita para acompanhar. Daquelas coisas simples e deliciosas!
Alguns petiscos podem ser pedidos por unidade, o que facilita muito para conhecer mais opções do cardápio. Aproveitei isso para experimentar um maravilhoso bolinho de feijoada! Esse quitute feito com massa de feijão e recheado com bacon e couve virou tradição carioca nos últimos anos e eu adoro provar as diferentes versões oferecidas em bares da cidade.
Para fechar esse pós praia com muita comida de boteco, um espetinho de filé. Pedaços de carne suculenta, acompanhados de molho à campanha (vinagrete) e farofa. Mais um acerto.
E quando eu achava que já tinha sido bom o suficiente, um dos meus amigos, que é frequentador assíduo do bar, nos apresentou a batida de gengibre. Nossa! Só tomando para entender. O sabor do gengibre é marcante sem ser exagerado. Eu amei, mas as opiniões na mesa ficaram divididas.
Eu já tinha passado na frente do Bar do Bacana muitas vezes, mas essa foi a primeira vez que sentei ali. O bar me conquistou! Tudo que pedimos era muito bom e bem servido. Desses pratos que apareceram nas fotos, alguns foram divididos e outros foram pedidos individuais, e eu experimentei tudo com a desculpa de escrever o post ;)
Algumas horas de boteco entre cinco amigos, com comida boa e incontáveis cervejas geladíssimas, custaram R$ 60 por pessoa. O Bacana oferece também algumas refeições completas na faixa de R$ 20/30, o que faz dele um bom destino para o almoço. Achei os valores justos, especialmente se considerarmos sua localização, pertinho da praia do Leblon. Além disso, vale dizer que recebemos comidas e bebidas com rapidez e sempre havia um garçom por perto.
Bar do Bacana
Rua Cupertino Durão, 79 – Leblon
Rio de Janeiro /RJ
Fone: 21 2259-4000
Aceita cartões Visa e Master
* Conteúdo produzido por Juliana Goulart