Já são 72 anos de tradição na Cidade Maravilhosa. Em um dos lugares mais privilegiados do Rio de Janeiro, do ladinho da Floresta da Tijuca, no Alto da Boa Vista, o Bar da Pracinha ocupa um lugar carinhoso no coração dos cariocas.
Um charmoso casarão rústico que serve pratos tradicionais cariocas. Aqueles que a gente ama sabe? Com destaque no enquadrado alvará de funcionamento datado de 1943, seu ano de inaguração.
O nome inicial foi Bar do Jardim, mas lá pelos anos 70 foi renomeado de Bar Boavista, e mais tarde apelidado de Bar da Pracinha que acabou pegando e virou nome. O lugar é muito agradável, aberto, fresco e com ambiente familiar.
Era comemoração do aniversário de uma amiga e resolvemos fazer uma programação bem tradicional, levar o pimpolho dela para conhecer a Floresta da Tijuca. E de quebra ela me apresentou esse restaurante super tradicional. Como que uma Food Hunter como eu deixaria de conhecer uma casa que funciona com sucesso há 72 anos na cidade? Vale espiar uma foto bemmm antiga de lá.
Focado na Culinária Internacional, eles tem uma vantagem para poucos em solo carioca: é por ali que são registradas as menores temperaturas da cidade. A média no verão, pasmem, é de 20°C. Não é um charme poder levar um casaquinho para almoçar ao ar livre em pleno verão do Rio de Janeiro?
O Bar da Pracinha é um bom lugar para almoçar com a família, em casal, com os amigos. Tem sempre aquela cara gostosa de almoço de domingo. Para abrir os trabalhos pedimos bolinhos de bacalhau, que apesar de terem bastante batata estavam muito saborosos.
E tenho que comentar, todo mundo já tinha feito o pedido das bebidas, mas na hora que o meu chope chegou o povo até mudou de ideia. Estava lindo! O Therezópolis Gold foi muito bem tirado, espuma densa e cremosa, na temperatura certa. Perfeito!
Já nos pratos principais eu fui no Filet a Oswaldo Aranha. Adoro comida assim, simples mas gostosa e muito bem feita. A porção é super bem servida. Sou suspeita a dizer pois sou apaixonada por essa combinação carioquíssima típica do almoço de domingo.
O outro prato foi o escalopinho com arroz a piamontese. Outro clássico! O arroz estava muito bom (mas não vale fazer comparações com aquele que é o principal do Rio). A carne bem macia também. Só o molho que realmente não correspondeu muito.
Essa mistura de ar livre, com floresta, boa temperatura e ótima comida fazem deste restaurante um ponto perfeito para ir almoçar com a família antes ou depois do passeio! É aquele típico restaurante que todo mundo conhece do boca a boca. O total da conta ficou em R$ 54,56. Ótimo custo benefício!
Bar da Pracinha
Endereço: Praça Afonso Viseu, 8 - Alto da Boa Vista
Rio de Janeiro/RJ
Fone: (21) 2492-5410
Aceita cheque, dinheiro e todos os cartões de débito. Não aceita cartão de crédito.
www.bardapracinha.com.br
* Conteúdo produzido por Stephany Grey