Taberna 474 é um restaurante sofisticado, escondido nas imediações da Avenida Faria Lima. O restaurante fica instalado em uma antiga casa do bairro, que foi reformada.
O ambiente é rústico - parede em tijolos pintados, teto, piso e móveis em madeira e um grande balcão.
Uma das especialidades da casa são as bebidas. Três grandes prateleiras cobrem a parte de trás do bar. A carta de vinhos do restaurante é generosa.
O restaurante é especializado em comida do mar. Isso fica bem evidente no balcão, onde há uma caixa de vidro cheia de ostras.
Em cima dessa caixa de ostras fica um enorme presunto cru da Josep Llorens, com pé e tudo.
Para começar eu pedi um Gin Tônica Ginebra Mediterrânea. Ele é feito com Gin espanhol e é decorado com raminho de alecrim, tomilho e um tomatinho cereja. Pouco amargo, é bem gelado, suave e refrescante. Uma delícia! O copo é grande e bem servido.
Pedi uma dupla de ostras à moda. Elas vem com molho Yuzu, que é uma fruta cítrica Japonesa e ovas de Massagô. Fresquíssimas, elas tem um gosto delicioso de mar.
A textura é levemente gelatinosa - muito macia! O molho dá um sabor levemente adocicado, e as ovas trazem uma textura divertida. As ostras são servidas com uma fatia generosa de limão siciliano - ingrediente onipresente nos pratos da Taberna.
Depois, pedi um cru de sardinha. O prato é temperado com limão, cebolinha, suco de laranja, azeitonas verdes e muito azeite. Sardinha é geralmente vista como um ingrediente menos nobre. Geralmente cobre pizzas com recheios duvidosos e vem em uma lata cheia de óleo e espinhos. Não é o caso dessa sardinha. Ela é FANTÁSTICA! Salgada na medida certa, é um acompanhamento divino para as torradas. Eu não gosto muito de azeitonas, mas elas se encaixam muito bem no prato.
Pedi ainda um salmão marinado. Ele é super bem temperado com pimenta dedo de moça, gengibre, azeite e limão. O peixe ainda é marinado na vodka com limão siciliano e dill, então o prato é um encontro de Gravlax com Ceviche. É raro encontrar peixe tão fresco aqui em São Paulo (o que é, de fato, uma constante no restaurante: Tudo é tão fresco que parece que estamos em um barco). As fatias do peixe são muito finas. Dá pra sentir o sabor do dill de fundo. O gengibre e a pimenta dedo-de-moça trazem um pouco de calor pro prato. A textura do peixe é divina - levemente “cozido" pelo limão, desmanchando na boca. É um dos melhores peixes que eu já comi na minha vida. Também é servido com as torradinhas, mas dessa vez eu comi tudo com o garfo. DI-VI-NO.
De sobremesa eu pedi um Toicinho do Céu. É uma fatia generosa da sobremesa, coberta com açúcar e canela. Toicinho do céu é uma torta feita com gemas, açúcar e coco. Parece um quindim - o mais gostoso que eu já comi na minha vida! Textura grossa, espessa e cremosa. A sobremesa é até um pouco translúcida. O coco dá um toque muito especial. Açúcar e canela complementam a sobremesa. É de comer rezando de tão bom.
A Taberna 474 é um restaurante único - um ambiente super agradável, com atendimento extremamente atencioso e gentil e comida fantástica. É raro encontrar peixe tão fresco em São Paulo, mesmo nos restaurantes japoneses badalados. Os temperos são todos na medida exata e sabem surpreender. Não é um lugar barato, mas vale a pena cada centavo. Comida é uma paixão, e o Taberna mostra isso com muito capricho! <3. A experiência saiu por 150 reais com serviço.
Taberna 474
Rua Maria Carolina, 474 - Jardim Paulistano
São Paulo/SP
Fone: (11) 3062-7098
Aceita todos os cartões
www.taberna474.com.br
* Conteúdo produzido por Oscar Scheepstra