O PPKB abriu há pouco tempo com uma proposta contemporânea e culinária influenciada por diferentes países. Irmão mais novo do Peppo Cucina, tradicional italiano de Porto Alegre, promete desde a inauguração boas comidas e boas bebidas. E meu lado food hunter já estava coçando para conhecer e comprovar o que andavam dizendo.
Sei que ao meio-dia eles abrem para um almoço com um buffet diferenciado, mas escolhi conhecer o restaurante à noite. Logo na chegada, depois de subir uma escada, a primeira visão é a da cozinha, aberta e decorada com ares industriais, pratos, caixas e objetos todos à mostra.
Assim que a cozinha é ultrapassada, a próxima visão é a do bar. E a vontade de ficar sentada ali, bebendo uns bons drinks e pedindo petiscos para beliscar? Quem me conhece, sabe. Baita dica para quem costuma sair sozinho (ou sozinha, afinal, nós mulheres também curtimos um balcão com boas bebidas).
O restaurante é enorme, com vários ambientes (não fotografei todos por motivos de: sou tímida). A decoração é basicamente a mesma, moderna e clean, mas decidi me acomodar no salão com vista para o jardim interno. Além da televisão, tem alguns sofás que podem acomodar grupos de amigos como se estivessem em casa (juro, é superconfortável).
Olha lá uma parte da decoração. Como, além de restaurante, é também bar, tem muita referência a vinhos e cervejas.
A ideia, para começar, era conhecer os drinks. Como estávamos em dois, não foi possível fazer uma pesquisa exploratória muito grande, mas foi o suficiente para experimentar. O primeiro, foi o mojito, com rum, limão, soda e hortelã. Na medida!
Na hora de escolher, decidimos provar os drinks mais pedidos do bar. A segunda dica do garçom foi o Havana, com vodka, espumante, morango e hortelã. Uma delícia, leve, refrescante e saboroso.
Para petiscar, as Batatas PPKB, batata rústica picante servida com molho especial da casa. Adoro batata, então as rústicas costumam ser um pedido bem corriqueiro quando quero beliscar alguma coisa. E vou dizer que essas estavam especiais, como há tempos não provava: crocantes por fora, macias por dentro, tempero perfeito.
Tá aí um belo motivo para sair de casa em uma noite chuvosa.
Hora dos principais, porque alguns pratos do cardápio nos chamaram atenção. O Edu escolheu a massa Speciale, fettuccine com iscas de filé, cogumelos, queijo tipo grana e molho roti. Fiquei tão concentrada no meu pedido, que esqueci de roubar uma garfada.
Quando comentei que iria ao PPKB, me disseram para experimentar algum dos filés. Dito e feito. De cara, me apaixonei pelo Filé PPKB, recheado com camembert e bacon, ao molho de vinho tinto com creme de leite e cogumelos e linguine no próprio molho. Um prato com carne, queijo, bacon, massa e vinho só pode dar certo, né? Tortura vai ser voltar lá e não fazer sempre o mesmo pedido.
Jantar bom de verdade tem que terminar com doce. Como os pratos foram muito bem servidos, decidimos dividir um crème brûlée e terminamos na raça. Daniel Cassali é o chef responsável pelo menu aprovadíssimo.
Com bebidas e serviço, a conta ficou em 90 reais por pessoa.
PPKB - Kitchen & Bar
Av. Carlos Gomes, 700 - loja 06 - Boa vista
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3516-0634
www.ppkb.com.br
* Conteúdo produzido por Juliana Palma