Foi em uma ida a Amparo – interior de SP, que tropecei graças ao acaso no Bar do Grecio ou Bar do Gil como também é conhecido. Localizado no Distrito de Arcadas e no estilo botecão do interior mesmo, não é difícil encontrar o local da foto abaixo (literalmente pergunte para alguém nas ruas da cidade, todos conhecem). A fachada é simples e a sinalização tímida, longe de passar a expectativa de que ali você comerá um dos melhores pratos de frutos do mar da sua vida.
O interior do bar/restaurante é simples como a entrada. Balcãozão com freezer a mostra e prateleiras recheadas de bebidas destiladas, ótimo cenário para passar uma tarde inteira se embriagando que nem gente grande!
E pelo tamanho do salão conclui-se que não há um volume de mesas considerável. Me informei depois e descobri que de final de semana você tem que chegar praticamente antes das 11h para conseguir almoçar, pois lota demais e a espera fica cabulosa. Fica a dica para quem for conhecer, de qualquer forma vale a pena demais!
Para começar pedimos uma cerveja, que estava bem gelada, portanto, um bom sinal de que o bar entende minimamente dos paranaue. Na mesa, molho de pimenta, sal, pimenta em conserva, azeite e guardanapo “espalha sujeira”, daqueles que não conseguem limpar o rosto nem se usar um pacote inteiro, clássicos de boteco.
De entrada fomos de casquinhas de lagosta e espeto de peixe com queijo. O espeto estava muito crocante, sequinho e com muito queijo (de vazar para fora da casca), se colocar a pimenta da casa então você não precisará de mais nada pelo resto da sua vida!
A casquinha de lagosta para mim foi a melhor coisa que comi no ano de 2015. Muito cremosa e com os temperos equalizados com perfeição. Vale a viagem só para comê-la!
Enquanto esperávamos o prato principal chegar, comecei a reparar em alguns detalhes da casa, como a variedade de rótulos de whisky e cachaças nas prateleiras (o Seu Grecio deve gostar do mé) e a placa que de cara acalma a expectativa dos apressados: “Aqui a pressa é inimiga da refeição”. E de fato, os pratos que requerem um tempo de cozimento um pouco maior não chegam à mesa de forma expressa (meio óbvio, mas achei legal pontuar).
Passada a pressa, finalmente chega o Abadejo ao molho que pedimos! Estávamos em três pessoas e o cara do balcão (não tinha garçons, o cara que também fazia esse papel, além de barman, financeiro, auxiliar adm. e marketing) nos recomendou pedirmos apenas um prato pois as porções eram generosas, dito e feito pois foi na medida.
O abadejo ao molho acompanhava pãozinho fatiado, salada extremamente fresca e arroz bem soltinho, guarnições perfeitas para um peixe ensopado.
O abadejo estava cozido com perfeição, desmanchando na boca, mas com a estrutura das postas mantida, o molho só deixa o que já era bom ainda melhor, um big bang de sabor!
E se combinar esse molhinho com o arroz bem soltinho deles, você vai repetir o prato umas três vezes! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta, pode apostar!
A conta no final deu R$ 162,00, ou seja, R$ 54,00 Dilmas para cada um! Infelizmente, não tivemos mais fome/tempo para experimentar outros pratos ou até uma sobremesa (sinceramente, nem sei se tem... Risos), mas vale voltar para destrinchar o cardápio inteiro.
Bar do Grecio
Rua Alfredo Leopoldino de Campos, 80
Distrito de Arcadas - Amparo – SP
Fone: (19) 3807-1241
Só aceita dinheiro ou cheque
* Conteúdo produzido por Felipe Sakai