Enquanto muitos preferem o caminnho das praias de Floripa para um belo almoço de sábado com vista para o mar, há quem não dispense um passeio pelo Centro da cidade. Confesso que tenho migrado do primeiro time para o segundo nos últimos meses. Motivos: não tem fila pra chegar, dá pra estacionar na rua, o comércio está aberto, tem feirinhas de artesanato e de biscoitos caseiros, brechós, lojas de antiguidades e roda de samba. Mas nesse post vou focar minha defesa no quesito gastronomia e para isso escolhi a sempre simpática Kibelândia, instalada em um charmoso prédio do início do século 20.
Em 2012 a colega food hunter Renata Diem esteve lá e registrou a experiência, mas já estava na hora de voltarmos para uma nova visita. Além de ser um dos restaurantes mais antigos da região, o local continua sendo ponto de encontro para quem vivencia o Centro de Florianópolis. Aos sábados, com o projeto Viva a Cidade que desde 2013 busca revitalizar um setor que andava abandonado, o restaurante está sempre cheio na hora do almoço. Já durante a semana, o funcionamento é à noite.
Chegamos cedo para pegar uma boa mesa na área externa. O movimento ainda estava tranquilo. Como estávamos com bastante fome, cometemos o exagero de sair pedindo sem muito filtro o que estava no cardápio à nossa frente. Os pedidos chegaram bem rápido, em cerca de 10 minutos, mas em dia de casa cheia demora mais. Primeiro, é claro, ele: o quibe! Delicioso quibe frito com recheio de carne moída, azeitona e cebola. Satisfação garantida!
Depois veio o bolinho de bacalhau.
Apesar do tamanho modesto, é recheadíssimo e no tempero exato. Vale cada uma das (poucas, snif) mordidas.
O pastel de camarão dali é um dos melhores de Floripa, na minha opinião. O recheio é abundante com camarão de verdade (e não só "essência" de camarão, como em alguns lugares), a massa é gostosa e, por ser mais sequinho, não fica escorrendo molho quente na mão.
A essa altura já estávamos satisfeitas só com os "aperitivos", mas ainda veio uma refeição árabe com quibe cru, quibe assado, pastas árabes de berinjela, grão de bico e coalhada, tabule e pão sírio, além da salada. Essa da foto é a porção para uma pessoa, mas achamos bem servido.
Meu favorito foi o quibe assado, que estava quentinho e combinou bem com o tabule e as pastinhas.
Saímos muito satisfeitas com nosso almoço. Pra quem curte um chopinho durante a refeição, vale ainda pedir o caneco. Nossa conta fechou em 59 reais para duas pessoas, sem bebida e sem serviço.
Kibelândia
Rua Victor Meirelles, 98 - Centro
Florianópolis/SC
Fone: (48) 3322-0760
Aceita todos os cartões
* Conteúdo produzido por Fernanda Volkerling