Recentemente, nós, os food hunters de Porto Alegre, nos colocamos um desafio: visitar e revisitar os suhis da cidade. Entre as casas que estavam dentro da minha missão pessoal, os clássicos Sushi Seninha e Temakeria Japesca, localizadas no Mercado Público. Então, dia desses lá fui eu para o centro da cidade.
O legal de ter ido até lá não foi apenas provar os sushis, sashimis e etc das duas casas, mas o de curtir um pouco o Mercado Público, ver a nossa gente caminhando pra lá e pra cá e, de lambuja, ainda fazer comprinhas, de cereais a vinhos, de frutas a queijos.
Bom, mas vamos falar sobre a minha primeira parada: Sushi Seninha.
Entrei, dei uma olhada em volta e resolvi sentar em uma mesa alta, pra duas pessoas. Eu estava sozinha e achei que aquele era o lugar que tinha uma visão melhor do sushiman, além do balcão, claro - não escolhi o balcão porque o meu ato de tirar fotos a todo o tempo poderia atrapalhar o preparo dos pratos. Mas de onde eu estava eu podia conferir tudo o que rolava no espaço de produção dos pratos.
Mal me ajeitei na cadeira e um simpático garçom me trouxe o cardápio, os hashis e o pratinho para o shoyo.
E logo depois chegou ela, a saladinha que abre os trabalhos em um restaurante japonês: o Sunomono.
Logo depois da saladinha, minha escolha para o prato principal foi um combinado de sushi e sashimi pequeno, com quatro sashimis, dois niguiris, dois hossomakis e dois gunkan shakeneguis. Pedi que dessem preferência ao atum no sashimi. Todas as opções estavam deliciosas, mas a minha paixão pelo niguiri continua inabalável.
Aproveitei bem minha primeira experiência no Mercado e tomei o rumo para a segunda parada: Temakeria Japesca, que fica bem ao lado do Seninha.
Aqui, o lance funciona mais no esquema fast food: você chega e vai direto ao caixa, faz seu pedido e escolhe um dos balcões espalhados pela casa para esperar. De repente, uma atendente grita o seu nome, você levanta a mão e o seu prato chega.
Como falei, o esquema é bem fast food, até o wasabi entra na onda.
Como o nome do lugar indica, a especialidade são os temakis. E meu pedido não poderia ser diferente. Então, escolhi um que está no cardápio como especial: temaki duplo salmão, com salmão cru e defumado e sem cream-cheese. Sabe alga fresquinha, crocante? Pois é, estava bem assim.
E, então, finalizei meu almoço. Gastei R$ 35 no Sushi Seninha e R$ 19 na Temakeria Japesca. Saí de lá feliz da vida.
Sushi Seninha
Largo Jornalista Glênio Peres, Loja 47 e 45 - Centro
Mercado Público Municipal
Porto Alegre / RS
Fone (51) 3211-3131
Aceita todos os cartões
Temakeria Japesca
Largo Jornalista Glênio Péres, Lojas 51, 53 e 55 - Centro
Mercado Público Municipal
Porto Alegre / RS
Fone (51) 3212-6599
Aceita todos os cartões
* Conteúdo produzido por Tatiana Tavares