Entre os restaurantes japoneses de Porto Alegre, o Daimu - Cozinha Japonesa é aquele que eu sempre volto. Não foi diferente em uma quinta-feira dessas quando eu e a Pati, amiga minha, resolvemos colocar o papo em dia acompanhadas de sushis e sashimis. E sunomono, é claro.
No início da tarde, eu liguei e fiz a reserva. Quando cheguei, por volta das 20h, uma mesa perfeitamente localizada estava a nossa espera. Digo perfeitamente localizada porque dali, bem acomodada em um daqueles sofás que fazem às vezes de cadeira, eu enxergava o sushiman em ação.
Logo que a Pati chegou, o garçom nos trouxe o sunomono, a clássica saladinha de pepino japonês e tempero adocidado.
Resolvemos pedir a sequência tradicional (eles oferecem a exótica também) e experimentar vários sabores, dos frios aos quentes. O primeiro prato foi um carpaccio de salmão. Belo começo.
Em seguida, chegaram os sashimis. O que eu mais gostei do prato foi o atum, meu peixe preferido na culinária japonesa, se fez bem presente.
Então, chegou a hora dos pratos quentes. Confesso que não lembro bem o nome de cada um deles - é claro que o garçom explicou, mas eu estava tão encantada que não anotei. Reparem no salmão grelhado ao centro coberto por um molho adocicado.
Agora, de outro ângulo, vocês vêm friturinhas deliciosas em destaque. Aqueceu o coração e a barriga, naturalmente.
Nessa hora eu dei um tempo e fui circular pelo restaurante. Resolvi ir ao banheiro para dar uma bisolhada no andar superior. Lá, um salão fechado é perfeito para festas. E o visual é de uma casa residencial, muito aconchegante. É neste andar que as pessoas que não fazem reserva esperam pela sua vez - como o restaurante é pequeno, minha sugestão é sempre fazer reserva. Sempre.
No meu retorno, chegaram à mesa os sushis e niguiris, estes últimos meus preferidos. Vejam e percebam a refrescância desses peixes.
Olhem de novo, agora com outro enfoque.
E agora a parte final do prato.
Sim, tudo isso era um prato só. Delicioso.
Para finalizar, os temakis. O meu foi de atum, e o da Pati, de skin.
O grande lance aqui é que eles chegaram abertos com a ideia de que cada um fecha o seu. O garçom dá as dicas. Avisa que o peixe deve ficar para baixo. A gente toma coragem e pensa que não, não vai deixar todo o arroz se espalhar pelo chão. Respirei fundo e lá fui eu.
E não é que deu certo?
Uma noite ótima, cheia de conversar, risadas e uma comida deliciosa. Assim foi a noite das gurias regada a sashimi e niguiri. Gastamos R$ 114 cada uma e saímos bem contentes.
Daimu - Cozinha Japonesa
Rua Dinarte Ribeiro, 169 - Moinhos de Vento
Porto Alegre / RS
Fone (51) 3222-0038
Aceita os cartões Visa e Master
* Conteúdo produzido por Tatiana Tavares