Aqui no RS quando a gente fala que vai para Pelotas, a reação das pessoas é sempre a mesma "Ah os doces de Pelotas". Em Pelotas, é realizada, todos os anos, a tradicional Fenadoce - Feira Nacional do Doce. Os famosos doces de origem portuguesa fazem a fama da cidade. Com todo esse histórico, fui conhecer a Confeitaria Berola.
A confeitaria foi inaugurada em 1988 e fica no Centro da cidade. Centro mesmo, no miolo. Na esquina da Rua XV de Novembro com a 7 de Setembro. O balcão de doces fica logo na entrada. A pessoa entra e caí em tentação.
É difícil escolher em meio a tantos doces deliciosos. Os doces com ovos são as estrelas da casa. Eu amo.
Vamos aos nossos pedidos. Como era um lanche da tarde e não queríamos comer muito, iniciamos compartilhando uma mini quiche de espinafre e dois expressos para fazer a parceria.
Chegada a hora dos doces, Marco não quis opinar. Oba! Tudo comigo. Montei um trio: Ninho (fios de ovos com recheio de doce de ovo), Quindim de nozes e Camafeu.
O meu primeiro escolhido não poderia ser outro - o Camafeu - meu doce preferido. É um doce de nozes com cobertura de glacê branco. Sou especialista nesse doce e esse tava demais para minha plena felicidade.
Mas não tem só doce por lá. É possível comprar frutas cristalizadas, compotas, geléias e no andar de cima tem uma lanchonete também.
É comum ter visões como essa estando por lá. Difícil é segurar a onda com essas delicias.
Nosso lanche custou R$ 32,85. Uma mini quiche, 3 doces, dois expressos e um pote de doce de abóbora em calda. Sweet!
destemperados
A doce tradição da Confeitaria Berola
Destemperados
GZH faz parte do The Trust Project