Eu já conhecia o Pão Santo de nome. Ouvia pessoas que também moram na Zona Sul comentarem que a loja era uma graça, que os produtos eram uma delícia e que a experiência de comprar um pão pré-pronto e depois assar em casa era bem bacana. Então, dia desses, de bobeira, resolvi ir até lá e me abastecer para o fim de semana.
Antes de selecionar os pães que eu levaria para casa, resolvi escolher uma mesa, olhar o cardápio e me adaptar ao lugar.
O primeiro pedido foi um cortado, servido com um minibolo inglês.
Sequinho, com textura deliciosa.
Para acompanhar, optei por um sanduíche de queijo e peito de peru. Antes de servi-lo, o atendente colocou-o por alguns segundos num forno e me entregou assim, com o queijo derretido.
O lugar é pequeno, mas bem bonitinho. O cardápio fica em televisões no alto da bancada de atendimento. É por ali que os clientes escolhem o que desejam.
A decoração é feita com santos engraçadinhos, gordinhos, bonitinhos, como estes dos quadros que decoram a parede lateral.
Agora no inverno uma máquina de chocolate-quente convida o vivente a sair da dieta logo de cara.
A continuação da tentação ocorre no balcão dos doces. Deem só uma olhada e percebam como é difícil sair de lá sem nenhum deles. Por ali, também podem ser compradas pastinhas (de azeitona preta, tomates secos e grão de bico) para passar no pão.
Os pães são feitos em uma cozinha que fica logo atrás do balcão de atendimento, separada por paredes de vidro. Ou seja, o cliente vê a movimentação toda para fazer as delícias que são degustadas no Pão Santo.
Bom, então, vamos aos pães que eu comprei para levar para casa. Primeiro, o italiano, aquele mais durinho, de casca crocante. Levei também o de passas de uvas e canela e o francesinho. Ah, sim, e não esqueci do ciabata. O legal é que todos estão, como eu disse antes, pré-prontos. Basta colocar no forno preaquecido por 5min e, voilá, o pão está prontinho para ser consumido – e quentinho, ainda por cima.
Por falar em ciabata, deem uma olhada em como ele ficou minutos antes de ser atacado.
O Pão Santo é um daqueles lugares que a gente passa no sábado à tarde, compra guloseimas boas e leva pra casa. A sensação de fim de semana comfort começa já ali e termina com um pão quentinho em casa, na frente da lareira, assistindo a um filme e tomando um vinho. Repetirei a experiência logo logo. Estava sozinha e gastei, com o que eu comi por lá somado ao que comprei para levar para casa, cerca de R$ 35.
Pão Santo
Rua Dr. Armando Barbedo, 510 - Bairro Tristeza
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3237-3007
Aceita os cartões Visa, Master e Banricompras
* Conteúdo produzido por Tatiana Tavares