Antes de descobrir minha intolerância a lactose, confesso que eu tinha um certo preconceito com alimentos sem lactose, sem glúten, sem qualquer coisa. Minha impressão é de que eram todos sem graça e sem sabor. Na esperança de encontrar alguma coisa gostosa dentro desse mundo, fuçei vários lugares e acabei descobrindo a Bake.
A Bake serve almoços funcionais e também faz encomendas de doces e salgados. Engraçado que eu nunca imaginaria um lugar desses no velho centro; ótimo achado. Como o lugar é pequeno e a quantidade de pratos é limitada, a dica é chegar cedo.
O esquema é o seguinte: os pratos são diários, podendo-se escolher entre dois tipos de proteína e acompanhamentos à parte. As opções do dia, suco e prato fixo semanais são colocados com seus respectivos preços num quadro.
No dia em que fui almoçar, optei por salmão grelhado ao molho pesto de manjericão completo, o que inclui todas as opções de acompanhamentos: legumes verdes ao curry, purê de batata baroa e arroz branco. Pra beber, pedi o suco da casa feito com laranja e morango.
O prato é lindo e colorido. Só de olhar, já dá pra notar como os ingredientes são frescos e como tudo é bem cuidado. O salmão estava divino e outra coisa que eu prezo muito na comida: estava bem temperada. Quando que eu imaginaria salivar tanto por uma mistura de brócolis, abobrinha e vagem como na composição desse almoço?
A salada já está inclusa e chega como entrada; a do dia foi feita com alface, cenoura ralada, pepino e rabanete.
Depois do almoço, alguns doces da vitrine podem te encarar sem dó, como o brownie, por exemplo. Depois que te descrevem os ingredientes, é quase impossível não ceder à tentação. Ele não tem lactose e nem glúten, é feito com cacau 60% e coberto com farofa de amêndoas e castanhas. Pensa num brownie macio e molhadinho.
Então, além dos almoços, o forte são as encomendas de doces personalizados. A pessoa pode pedir do jeito que ela preferir, bolo com biomassa de banana verde, recheio sem lactose ou sem glúten, entre outras várias opções que são sugeridas. A cheesecake adaptada de uma versão clássica austríaca é uma delas e foi essa que encomendei pra levar pra casa. Me contaram que essa cheesecake foi feita pela primeira vez para o aniversário de um familiar e que o pessoal gostou tanto que a torta entrou pro cardápio.
A casquinha da base é produzida com farinhas funcionais e manteiga ghee de avelã. A massa leva leite vegetal de castanhas, queijo cottage sem lactose e favas de baunilha de verdade e a calda de frutas vermelhas é feita com morango, cranberry e chia sem açúcar, ou seja, não tem glúten, leite ou soja. Assim que provei, logo senti a crocância maravilhosa da casquinha. A massa é leve e saborosa e a calda, nossa, o que é essa calda! Pedaços de frutas generosos mesclando à massa e à casquinha. Certamente uma das melhores cheesecakes que já comi.
Essa experiência conseguiu mandar qualquer preconceito que eu tinha com alimentos funcionais pro beleléu e me custou um pouco mais de 30 reais pelo almoço, suco e brownie, além de 80 reais pela cheesecake inteira.
Bake Doces
Rua Tiradentes, 223 – Centro
Florianópolis/SC
Fone: (48) 3028-2955
Aceita todos os cartões.