Aqui estamos, novamente, no Centro Histórico de Salvador. Só que agora pra falar de um restaurante tradicional, simples e acolhedor. O restaurante de Alaíde do Feijão.
Ali, perto da Igreja e Convento da Ordem Terceira de São Francisco, está uma das mais tradicionais cozinheiras da cidade, especializada num ingrediente obrigatório no prato do brasileiro: o feijão.
Para compor o ambiente, temos cadeiras, mesas, televisão e ventilador. O restante da decoração é, na verdade, um conjunto de homenagens e lembranças que Alaíde acumulou com o passar dos anos. Vale ressaltar que ela sempre está lá, acompanhando o serviço - prestado por outras mulheres da sua família - e recebendo pessoas. Algumas sentam para conversar e outras apenas fazem questão de dizer olá, pedir a benção, avisar que voltarão mais tarde...
É legal perder-se nas leituras e eu, a cada dia, encontro uma informação diferente por ali. Neste almoço, por exemplo, me detive nas estatuetas e visualizei tributos prestados pela Prefeitura Municipal de Salvador, Fundação Palmares, Bloco Alvorada, Olodum, Governo do Estado da Bahia, fora os presentes dos amigos. Tudo isso sem contar as placas que não consegui ver!
Mas o tempo de almoço é curto e, portanto, precisei fazer o pedido. Sem muitas dúvidas, escolhemos a Feijoada Preta, acompanhada de arroz branco e salada.
Porque a proposta é ter um almoço honesto, completo e sem frescuras. Para apreciar o feijão, você pode montar um prato bonitinho, colorido e digno de PF, como o meu.
Ou ir mais direto ao ponto e seguir a técnica de Mateus: juntar o feijão, as carnes e a farinha e fazer aquele cimento!
De um jeito ou de outro, ao final estamos alimentados e bem nutridos, não é mesmo? Depois ainda tem docinho de banana como cortesia.
No clima desta simplicidade, nos despedimos de Alaíde para voltar em breve. O almoço, para duas pessoas com refrigerante e água mineral, custou 40 reais.
Alaíde do Feijão
Rua 12 de outubro, nº 02 – Centro Histórico
Salvador/BA
Fone: (71) 3321-6775
Não aceita cartões
* Conteúdo produzido por Amélia Santana