Nome conhecidíssimo entre os blumenauenses, há ares completamente novos no recém-inaugurado Cafehaus. Os doces e salgados são os mesmos que fizeram a casa tão famosa, mas a proposta se distancia da imagem tradicional de confeitaria alemã no Onkel Cafehaus. Antes de conquistar pelo estômago, o lugar impressiona pela linguagem visual moderninha e decoração bem pensada.
A loja da região Norte, a bons quilômetros de distância das duas confeitarias do Centro, é para uma experiência mais prática. Sem balcão, mesas com toalhas ou garçons. O cliente passa por uma catraca, pega bandeja e pratos e serve-se nas estufas e geladeiras — mais ou menos como funciona o Padeiro de Sevilha, em Floripa. Salgados, bolos, cucas e tortas são vendidos por fatias ou unidades, já com o preço determinado.
A quem ainda não está acostumado ao esquema, há sempre um funcionário orientando os clientes. Funciona muito bem. Minha única ressalva ao sistema é que ele produz mais lixo que o método clássico — todas as embalagens, pratos e talheres são descartáveis (será que não há outra saída?).
O preparo do café também é responsabilidade do cliente — não sem uma orientação da equipe. A máquina, que tem 10 opções de café e mói os grãos na hora, derruba qualquer preconceito com cafeteiras de botão. O café é uma delícia — tomei o latte macchiato.
Eu escolhi um salgado e um doce. Um empadão de frango e palmito, que estava ok, e uma fatia do bolo de laranja. Este estava maravilhoso, úmido, fofo, fresquinho. Perfeito com café.
Sentamos no lado de fora, um espaço aconchegante, com luzinhas nas mesas.
Muito saboroso também estava o pão de mel em formato de bolo: aquela massa de sabor bem intenso, com especiarias e cobertura sequinha de chocolate. Por ser num fim de tarde de sábado, quando fui as estufas não estavam mais superabastecidas, mas por lá estão clássicos, como o pastel folhado e a torta Glória.
Além de confeitaria e padaria (dá para levar pãozinho francês para casa), o lugar também é empório de produtos selecionados, como mostardas, geleias importadas e linguiças.
A conta do lanche ficou em R$ 29 (dois bolos, um salgado, dois cafés). Em tempo: Onkel é tio em alemão, e decoram o espaço objetos que eram do tio da família.
Onkel Cafehaus
Rua Pedro Zimmermann, 2512, Itoupava Central
Blumenau/SC
Fone: (47) 3339-0604
* Conteúdo produzido por Mariana Furlan