Nossa amiga food hunter Renata Diem já fez um post bem completo sobre a matriz do Mercado São Jorge em agosto de 2014. O local deu tão certo que a proprietária resolveu abrir uma filial na Rua Bocaiúva, no Centro de Floripa. E eu fui até lá conhecer.
A fachada é bem menor, assim como a parte interna. Mas o charme, originalidade e seleção de produtos não deixa a desejar em nenhum aspecto. O Mercado da Bocaiúva tem um ar mais urbano e menos rústico que o do Itacorubi. Curti! Logo na entrada, ficam dispostas as frutas e verduras orgânicas.
Fiquei impressionada com a seleção de produtos, todos bem organizados com opções para intolerantes ao glúten, à lactose, e para todos os gostos. Dá para perceber desde a entrada um capricho extremo da decoração.
Senti que tudo foi pensado nos mínimos detalhes, inclusive essa parede linda coberta de caixotes de feira reutilizados para armazenar sais gourmet, mostardas e molhos especiais.
Até que visualizo ao fundo um amplo espaço onde está o restaurante e café. A cozinha aberta permite que o cliente veja o que está sendo produzido ali. Eu adoro essa vibe, talvez por me dar a certeza de que está tudo bem limpinho.
Um balcão armazena doces, salgados e bolos. No dia que fui, o Mercado ofereceu provinhas de vários bolos caseiros. Uma delícia. Nesse local ao meio-dia rola um bufê com opções para todos os gostos. Diferente do Lila, restaurante do Mercado no Itacorubi, o bufê do Centro também tem opção com carne. Eu não sou vegetariana, então não me sinto nada ofendida por esse fato. Mas sei que os veggies podem não curtir tanto.
Escolhi uma mesa bem gostosa que tinha vista para a cozinha e para uma parede com um jardim vertical. Mesmo antes de comer, só pelo clima e ambiente, o novo mercado já tinha me conquistado.
O atendimento foi impecável do início ao fim. Tudo que eu perguntava (e sou daquelas malas que tiram muitas dúvidas antes de fazer o pedido), elas tinham a resposta na ponta da língua. Muitas estrelinhas por esse fato, já que atendimento não é o forte em Floripa na maioria dos restaurantes.
O menu é bastante amplo e oferece opções variadas de sanduíches, omeletes, tapiocas, pizzas e crepes, tudo com uma pegada mais orgânica e funcional. Há também inúmeras opções veganas. Eu estava de olho nos sanduíches e pedi um feito com salmão defumado, pasta de ricota com alho-poró, mix de folhas e um molho de manjericão que dá um tchan no lanche.
O cliente pode escolher entre diversas opções de pães. Todos são feitos especialmente para o Mercado no Padeiro de Sevilha, de acordo com a bem-informada e simpática moça que me atendeu. Não me lembro de todas as opções, mas se não me engano no dia podia escolher entre ciabatta, multigrãos e antiestresse.
Escolhi o multigrãos. Acho que a foto não fez jus ao sabor do meu lanche, que estava maravilhoso. O pão veio bem fresco, sem economia em nenhum ingrediente, inclusive no salmão defumado, a estrela do meu prato. Esse molho caseiro estava delicioso também. Foto no detalhe:
As opções de bebidas também são várias. Cafés especiais, com opção de trocar o leite normal por leite de amêndoas, ou zero lactose, descafeinado, até os gelados como o Cold Brew. Eu fui de suco do dia: abacaxi, gengibre e laranja. De acordo com o mural do local é bom para "melhorar a circulação, diurético e rico em vitamina C". Estava delicioso! Fiquei com medo de ser muito ácido, mas não.
Acabado o lanche, chegou a melhor hora: a da sobremesa. As opções de bolos e tortas são tantas que eu fiquei indecisa, claro. Tive que levantar e dar uma espiada no balcão.
A torta do céu faz jus ao nome: massa de cacau com amêndoas, morangos orgânicos e chantilly. Só os ingredientes já me conquistaram. Então aquela seria a minha vítima, nhami! A mistura de sabores, a crocância da massa, o sabor dos morangos, tudo estava perfeito. Quero comer de novo agora.
Mas eu também fiquei com muita vontade de comer um bolo de maracujá que parecia muito apetitoso. Então a solução foi levar um pedaço para casa. Que sabor, que fofura da massa, tudo perfeito. Poderia comer pra sempre esse bolo.
Ao final da experiência sai de lá com a sensação de que tenho que voltar outras milhares de vezes para explorar todas as coisas boas que o Mercado oferece. Vale a pena a visita. O gasto total foi de 45 reais.
Mercado São Jorge - Bocaiúva
http://www.saojorgeorganicos.com.br/
Rua Bocaiúva, 2.186, Centro
Florianópolis/SC
(48) 3209-1244
Aceita todos os cartões
* Conteúdo produzido por Maíra Ferraz