Quando se conjuga viagem com hospedagem informal, bom custo benefício, num ambiente descolado com comidinhas gostosas e boa música, você consegue um programa mais que legal! Hostel é a melhor opção pra quem quer tudo isso. E se ele for na sua própria cidade e você quiser só dar uma de turista pra curtir tudo isso junto e misturado, melhor ainda! Foi o que fiz indo conhecer o .Oztel (sim, com ponto à esquerda do nome).
O local escolhido para sua instalação foi o bairro de Botafogo num discreto endereço, ainda que dentro da área do polo gastronômico e próximo a uma região de muita atividade cultural, bares e restaurantes.
De cara fiquei impactada pela concepção do projeto, tanto de design quanto de decoração dos ambientes. Começando pela fachada da casa que tem numa instalação do Coletivo MUDA: um belíssimo painel de azulejos, característicos de seu trabalho.
O bacana desse albergue é oferecer hospedagem diferenciada com qualidade, conforto, atendimento e muito bom gosto. Tem também entretenimento e ótima programação, não só aos turistas viajantes, mas também a seus possíveis novos amigos na cidade, dentro da filosofia people friendly. E com isso ele é aberto ao público local. Isso é a cara do Rio! Beleza! Fui conferir.
Todos os ambientes têm objetos de design super modernos e contou com a criação do artista plástico, fotógrafo e designer Felipe Morozini, assim como obras de outros profissionais conceituados: Amaury Santos, Carol Gay, Maurício Arruda, Déco, Matias Picon e o Coletivo Amor de Madre que desenvolveram um trabalho bem humorado, diferenciado e associado ao espírito da grafite dos surfistas e skatistas. Adorei esse painel no corredor dos quartos, entre o kitsch e o irreverente.
Assim como também me encantei com o charme sexy dessa peça indicando a ala feminina.
Ou ainda esses elementos decorativos com ícones cariocas, como biscoitos Globo, customizados com o nome da casa.
Essa área ao ar livre é um bom espaço pra se ficar à vontade, papear, comer e beber e foi onde escolhi ficar no dia em que fui conhecer.
À noite o local é bem aconchegante e torna-se ainda melhor pela trilha sonora que é sensacional. Numa parceria com a Radio Ibiza, que faz a identidade musical, com uma excelente playlist e que dá mais charme ao ambiente. Nossa! Vontade de sair dançando!
Eles privilegiaram o conceito “feel good stay” que conjuga interação, entretenimento e conteúdo para o hóspede. Para isso, o pátio, o bar, a sala de estar e TV são interligados no andar térreo. E bem à entrada há um mesão com bancos rústicos, ao lado de um lindo jardim vertical, mega acolhedor.
O balcão do bar é bem convidativo, com quadrinho descrevendo as sugestões de drinques e comidinhas, e com essa garrafa da viuvinha Clicquot bem inspiradora!
Pena as imagens não terem saído lá muito boas, mas vou tentar mostrar um pouquinho dos ambientes como esse grande salão. Contíguo ao bar e ao pátio, com mesinhas, cadeiras, tamboretes e uma bancada com computadores e internet gratuita.
Fiquei muito encantada com o clima do lugar, a iluminação e os elementos decorativos bem humorados como esse recado no espelho, que no meu caso, nem seria preciso porque foto com flash é o óh!
Pra verem como os ícones do Rio estão todos aqui e bem simpáticos, olha essa giga lata de mate Leão, mas customizada com um macaco! Genial!
Poderia ficar aqui mostrando os muitos detalhes criativos que fotografei em vários espaços do .Oztel, mas preciso focar na experiência de comidinhas e bebidas. Então vamos lá. A ideia é exatamente oferecer um cardápio que, embora enxuto, possa agregar os hóspedes em torno de um bate papo e mesmo servir a outros freqüentadores que queiram chegar por lá. O atendimento é super gentil e nesse dia quem nos recebeu foi a simpática Camila. Quem preparou os drinques foi o inglês Alex. Ponto no quesito serviço!
Comecei pedindo um Vanilla Chill – drinque com Absolut Vanilla, uva verde, água de coco e zest de limão! Delícia!
O companheiro de mesa foi meu filho, que por estar dirigindo optou por uma bebida sem álcool, um suco de maçã verde com hortelã (ou seria gengibre?). Provei um golinho e achei bem refrescante.
Escolhemos compartir a sugestão especial da noite: o ótimo Chilli n’ Beans – feijão vermelho, carne moída, molho de tomate, cebola, cominho, queijo cheddar, tortillas de nachos. Estava bem gostoso!
Depois da entrada o filhote pediu Sanduíche Vegê – abobrinha, berinjelas e cebolas grelhadas, alho assado, tomate confit, alface, molho pesto na baguete quentinha. E pra acompanhar, guaraná. Excelente!
Na onda atual de mania de hambúrgueres, pedi o Burger Oztel – carne artesanal, queijo mussarela, cebola caramelizada, tomate confit, alface, e maionese artesanal de manjericão, num pão macio. Fez bonito. Ainda mais com a cerveja geladinha que acompanhou legal!
Confesso que estava tudo bem gostoso, o papo e a música muito bons e a vontade era de ficar ali a noite toda. E mostro mais um detalhe da vibe e bossa do lugar: o décor das paredes do banheiro, do chão ao teto - uma instalação em p&b com frases, citações e provérbios famosos. Adorei!
E conto pra vocês que eles também disponibilizam o espaço para eventos fechados sejam pessoais ou mesmo de empresas. Bem legal, né? Já estou pensando na festa de fim de ano da turma! Já sei que todo mundo vai amar. “See you later alligator!”
Drink/food experience das mais bacanas e que saiu a R$ 50 por pessoa.
.Oztel
Rua Pinheiro Guimarães, 91 – Botafogo
Rio de Janeiro/RJ
Fone: (21) 3042-1853
Aceita todos os cartões.
* Conteúdo produzido por Ligia Ghizi