Gosto muito quando encontro personalidade em um restaurante. É como se o dono(a) generosamente compartilhasse um pouquinho dele(a) com a gente. Ao nos convidar para entrar em seu estabelecimento, também nos convida a descobrir, através dos sabores que ele(a) cria, seu modo de pensar, sua história e ideais.
Há poucos meses a chef Silvia Garcia abriu, aqui em Copa, na Santa Clara, um café/bistrô: o Meloá. Logo a primeira visto fiquei encantada pelos mimos que compõe a decoração. A varandinha com guarda-sol, jogo americano colorido, plaquinhas de molduras ornadas, mesas e cadeiras de madeira trazem conforto ao olhar e vontade de sentar. Ainda de fora é possível avistar uma vitrine tentadora de bolos e doces e um menu escrito na parede-lousa com bebidas que vão do cafezinho tradicional à café gelados com cumaru, uma semente considerada a baunilha brasileira.
A curiosidade nos guia para dentro. A casa é clara e bem iluminada pelos delicados lustres que caem do teto. A simplicidade dos móveis destacam os pequenos detalhes cheios de brasilidade e peças da minha infância. Muita chita, cores alegres, potinhos e delicadas peças artesanais embelezam mais o cenário da história que se conta nesse lugar.
A casa acolhe com cheiro de comida fresca, bolo recém saído do forno ou, quem sabe, os dois aromas juntos. O cardápio conta com combos de café da manhã, lanches, salgados mas logo ao abrí-lo, bati o olho e decidi pelo no menu do almoço. Opções variadas combinando entrada, uma saladinha e prato principal. As lindas folhas da primeira etapa cobertas por delicioso parmesão e croutons abriu muito meu apetite!
E como redenção, sincronizado com o fim de minha salada, chega perfumado o nhoque de abóbora com molho de carne seca e nozes. O adocicado suave da abóbora apresentado naquela textura macia contrastava com o crocrante das nozes salpicadas e ao mesmo tempo traços da carne seca no molho eram revelados por discretos pontos salgadinhos.
Aquela altura, mergulhada nesse enredo me senti afagada. Só queria me deitar e aconchegar em um sofá macio. Avistei um brigadeiro de milho. Uma almofadinha fofa com gostinho de milho mesmo e sutis cristais de açúcar com canela representaram meu sofá e me fizeram sonhar com meus 8 anos ouvindo o "tio da pamonha" e salivando e correndo para ir comer uma.
Despertei de meu sonho na última abocanhada do doce. Comecei a pensar como alguém que não me conhece conseguiu, com maestria, me promover com tanta personalidade, memórias afetivas envoltas a um carinho como só aquele gostinho de comida da vovó pode te trazer. A resposta é resultado da trajetória profissional da chef Silvia Garcia. Ela estudou muitos anos na Suíça com grandes nomes da confeitaria e trabalhou em restaurantes da alta gastronomia como Famiglia Mancini, Olympe e Oro. Esse curriculum e experiências permitiram que ele adquirisse técnica e disciplina para conseguir através dos sentidos nos fazer voltar àqueles simples e apetitosos sabores que marcaram as nossas vidas.
Sou apaixonada pela riqueza do Brasil, vidrada na nossa cultura e defensora sabores do nosso país. Por R$ 40 comprei meu ticket e voltei ao tempo no Meloá. Foi como lembrar do que mais gostava e onde justificadamente comecei a me apaixonar pela nossa rica, amorosa e deliciosa cultura brasileira.
Meloá
Rua Santa Clara, 142 Loja A - Copacabana
Rio de Janeiro/RJ
Fone: (21) 3596-6321
Aceita todos os cartões
* Conteúdo produzido por Isadora Bello Fornari