O Café etc surgiu como um complemento à joalheria de Monica Pondé. O primeiro inaugurado foi em Ipanema, bem colado à loja. O segundo foi o que visitei, no Shopping Rio Design Leblon, onde também há uma loja da joalheira. Por ser um segundo empreendimento da joalheira, ali você também encontra verdadeiras jóias: desde objetos antigos (à venda!) a jóias de prata (unissex) e óculos escuros de madeira. Dá pra passar horas por ali se perdendo na decoração, só olhando pras câmeras antigas, máquinas de escrever e ficar imaginando outras décadas que já se passaram.
Como o nome diz, o carro-chefe da casa é o café. E em tempos de febre de Nespresso (que eu também amo!), Dolce Gusto e outros cafés espressos, a casa traz de volta o café coado. Mas não é qualquer café coado. Já começa pelo coador (ou seria porta filtro?), de cerâmica, da marca japonesa Hario. Além de super bonitos, parece que foram feitos de forma a melhorar a absorção do café.
O café é orgânico e a preparação é totalmente artesanal, sem cafeteira ou máquina e feita às vistas do cliente. Cada tipo de grão vem de uma região diferente do Brasil. Primeiro os grãos são pesados e moídos. O cheiro é incrível! E a forma como os atendentes são extremamente metódicos com o processo é apaixonante. Ah, sim, o atendimento é ótimo, eles parecem realmente gostarem do que estão ali fazendo. E sabem falar de todos os cafés da casa, explicar as diferenças e te indicar algum que se encaixe nos seus gostos.
A água quente vem de uma caldeira que mantém a temperatura e é utilizada primeiramente para molhar o filtro.
Filtro preparado, é hora de colocar o pó e novamente água quente. A coagem dura cerca de quatro minutos. Os copos e xícaras são de cerâmica personalizados para a casa. São 6 tipos de café e decidi pedir primeiro o bleu (aromas de frutas vermelhas, leve amargor e média acidez).
Muito gostoso, amargo na medida, temperatura boa para degustação. Os aromas de frutas vermelhas confesso que não senti, mas ainda não atingi esse patamar de perceber aromas no café, então, fico mesmo no paladar agradável! E este estava muito agradável.
Para acompanhar o café, há 2 opções: castanhas goumet e ganache orgânica. A ganache estava à disposição para degustação e uma colherada foi suficiente para me fazer pedir um potinho. Como gosto de café sem açúcar, adoro comer um docinho junto. A ganache é muito gostosa, como que um brigadeiro, mas menos doce (o que no meu caso é um ponto positivo!).
Apesar de ser dentro de um shopping, o Rio Design é pequeno e vazio o suficiente para você não se sentir mal em uma mesa em pleno corredor. Na verdade, para mim foi ótimo sentar ali alguns minutos, tirar meus livros e caderno para estudar e aproveitar para pedir mais um café, afinal ainda tinha um pouquinho de ganache no pote.
Tive que provar o tão famoso café do Jacu (o petit noir), raríssimo e super conceituado (e caro!). Aparentemente, o pássaro come os grãos de café, que são recolhidos depois que saem do organismo do Jacu (isso mesmo que você entendeu, o grão de café que nós tomamos veio do cocô do passarinho). Bem, o café é bom, saboroso, mas nunca vi cocô de pássaro ser tão caro...rs. Mas vale a experiência, o café é extremamente saboroso.
Quando fui pagar, percebi que o ambiente parece na verdade um laboratório de alquimista. E tem que ser um verdadeiro alquimista para acertar tão bem nos cafés. Ponto pra eles! Os cafés custam entre R$ 5 e R$ 12 (o petit noir) e com certeza voltarei para experimentar os outros.
Café etc
Rua Ataulfo de Paiva 270 lj 215
Rio de Janeiro/ RJ
Fone: (21) 2512-6869
Aceita todos os cartões.
* Conteúdo produzido por Roberta Freitas