Chegamos a Arraial d’Ajuda no final da manhã. Logo depois de deixar as malas na pousada, fizemos uma caminhada de reconhecimento do lugar. E lá perto da Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, com uma entrada discreta, encontramos o Café da Santa.
Não sei se foram as mesinhas externas com tampo em mosaico, as luminárias da santa ou o nome do lugar, mas fiquei curiosa e decidi entrar pra conhecer o espaço. Aquela enorme vitrine cheia de guloseimas foi suficiente para ter certeza que voltaríamos em breve.
Eu, Mateus e um casal de amigos aportamos lá no final da tarde depois de um longo passeio até Coroa Vermelha. Todo mundo cansado, querendo um lugar confortável e ventilado.
São quatro espaços, com climas diferentes e a cada passo, o café parece mais encantador. As mesinhas não ficam próximas demais e as paredes ainda tem estrutura para exposição.
Fiquei imaginando a infinidade de eventos que poderiam acontecer ali. Saraus, vernissages, lançamento de livros...
E até mesmo um jantar naquela mesa extensa, com iluminação especial no jardim. Já imaginaram? Sonhei.
Hora de voltar pra realidade e pra mesa, afinal, os pedidos já tinham chegado. Enéas pediu uma trufa de chocolate e Mateus uma bombinha de doce de leite. Ambas aprovadas!
Marisa tomou o seu café expresso e nem tive tempo de fotografar, sabem por que? Fiquei hipnotizada com esse sanduíche recheado de frango desfiado e requeijão cremoso que Mateus escolheu, com a salada inclusa. O cliente pode escolher o pão sem alteração no preço e ele, gênio, escolheu o croissant.
Eu escolhi a bebida que leva o nome da casa: o café da santa, feito de café expresso, sorvete de creme, amarula, chantilly e canela. Enéas se empolgou com a descrição e quis um pra ele também. A melhor pedida.
Também experimentei o delicioso folhado de frango e requeijão. Adoro a combinação de recheio molhadinho com a massa sequinha! E fez uma boa dupla com o café da santa.
A essa altura eu já estava satisfeita, mas ainda quis uma bombinha de chocolate pra chamar de minha. Confira a fartura no recheio e entenda porque eu não me arrependi.
Pagamos, no total, 85 reais. Fiquei feliz por saber que poderia voltar lá ainda naquela semana, mas triste porque não tem filial aqui em Salvador.
Café da Santa
Praça Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 134 – Arraial d’Ajuda
Porto Seguro/BA
Fone: (73) 3575-1078
Aceita todos os cartões
* Conteúdo produzido por Amélia Santana