Tudo começou com meu amor pela comida thai, que me fez recomendar o melhor restaurante dessa especialidade para o Diogo Carvalho. E quando ele veio ao Rio, o convidei para um encontro nesse lugar, que selou o início de nossa amizade, e acabou gerando um post lindo dele sobre o Sawasdee. Mas isso foi há muuuito tempo, em abril de 2010 e, transcorridos quase cinco anos, resolvi escrever novamente sobre essa casa maravilhosa!
O restaurante surgiu em Búzios, há quase vinte anos. Também funcionava no Shopping Fashion Mall, (São Conrado), além da filial no Leblon, mas o Chef e proprietário Marcos Sodré que se dividia entre esses três endereços, resolveu fixar residência no Rio, fechando as duas primeiras casas citadas, mantendo a da Dias Ferreira, e abrindo um novo espaço no coração de Ipanema. Claro que fui lá conhecer!
Desde sua inauguração, em julho de 2014, tenho lido ótimas críticas e já gostei do que vi ao chegar. Uma bela edificação com simpática varanda, mas como o verão não está pra brincadeira, a melhor opção foi ficar no espaço interno e refrigerado.
À entrada, uma linda deusa tailandesa nos recepciona. สวัสดี (isso é olá em tailandês, que colei do tradutor). Vem comigo!
Um casarão de 400m² abriga dois pavimentos muito amplos e uma imensa porta aberta convida a adentrar. Um ambiente acolhedor, onde outra bela peça asiática também adorna o recinto. O atendimento é muito atencioso, particularmente o de Sandra Sodré, mulher de Marcos, que administra a equipe e salão, com experiência e simpatia.
Em razão de suas inúmeras e freqüentes viagens à Tailândia, para aprimoramento de técnicas/cursos na culinária thai, Marcos Sodré trouxe muitos objetos que decoram o restaurante com muito bom gosto, como esses na estante ao lado da mesa reservada para mim.
Belíssimas esculturas de deusas, dragões, livros, orquídeas, entre outros itens temáticos conferem graciosidade ao décor e nos transportam a uma atmosfera oriental.
O salão térreo é bem espaçoso, de mobiliário moderno, confortável, com muito detalhe em madeira, boa iluminação/refrigeração. Como cheguei cedo, num início de semana, aproveitei para fotografar o ambiente sem incomodar os outros clientes.
Poderia ficar mostrando incontáveis imagens de tudo de lindo que existe lá, mas o foco aqui precisa ser na comida e bebidas, então vamos começar. Pedindo um dos incríveis e deliciosos drinques da boa cart: Summer Breeze - Tanqueray, zest de laranja e limão, morangos, tônica e gelo. Muito leve e refrescante.
Em seguida começam os problemas. O que pedir, se tudo, absolutamente tudo é maravilhosamente gostoso? Então, um clássico de entrada, visto que amo os contrastes dos ingredientes: Coconut Shrimp – camarões em crosta de coco, laranja, mel, e chilli. E ainda vem um crisp de couve no prato, que talvez fosse meramente decorativo, mas não quis nem saber, comi tudo. Não tem como dar errado. É bom demais!
Eu estava sozinha nesse dia, e isso para uma food hunter é um dilema, pois a cozinha thai quase que exige que se peçam muitas entradas e pratos, para se provar os cinco sabores dessa culinária; doce, salgado, ácido, azedo e picante. Então tá, pode trazer mais uma iguaria - Bolinhos de Caranguejo com chutney de ameixa. Muito bom heim?!
Gosto muito de Ping Pong. Oi? Peraí, o que esse jogo tem a ver com o assunto aqui? Tudo, porque é o nome de um drinque especial, que leva lichia, Absolut citron, maracujá e gelo. E com uma estrelinha de carambola na borda. Diz se não é lindo? E como é saboroso!
Bem, hora de decidir entre mais de 40 opções do cardápio, além da sugestão de almoço executivo com preços e pratos bem interessantes! Depois de quase queimar os neurônios, li “Novidades do Chef Especial Verão” e ao bater o olho em PED GLUAY – magret, banana assada, curry de laranja, e farofa de coco - a vista turvou e não quis saber mais de nada. That’s it! Pelas poses da Thai Goddesses! Quase rezei baixinho.
O arroz jasmim veio soltinho, branquinho, perfumadíssimo. E o inocente gentil garçom ainda perguntou se eu queria pasta de feijão e Sriracha. Pobrezinho, não sabe com quem tá lidando. Claro, meu amigo!
Sriracha é um tipo de molho de pimenta tailandesa muito picante e que tem o mesmo nome da localidade de Si Racha (ou alternativamente Sri Racha). É uma pasta de pimentas maturadas ao sol, vinagre, alho, açúcar e sal. Pedi pra ver a marca que eles usam. Foco nas vermelhinhas: para os fortes!
Hora de dar um carinho às papilas gustativas, depois de tanto choque de sabores fortes, então às doçuras das sobremesas! Mas recentemente fiz uma promessa de não comer doces. Hunf! (sou dessas), então melhor ficar nas frutas e pedir uma Manga Fatiada. Estava geladinha, enoooorme e dulcíssima, mas pelo menos era frutose natural, então valeu.
Foi maravilhoso revisitar essa mesa, sempre garantia de ótimas refeições e que nesse almoço foi encerrada com um bom espresso acompanhado de um pralinés de coco queimado e chocolate.
Ficaria a tarde toda “como uma deeeusa”, não a da música e sim essa, deitada à sombra, mas precisava pagar a conta, que saiu a R$ 140,00 sem bebidas.
Uma belíssima “Destemps food experience”!
Sawasdee Ipanema
Rua Barão da Torre, 446 - Ipanema
Rio de Janeiro/RJ
Fone: (21) 3322-2150/0910
Aceita todos os cartões de crédito
* Conteúdo produzido por Ligia Ghizi