Quando falamos em culinária mexicana logo nos lembramos de guacamole, nachos e tequila, certo? Ok, certíssimo. Mas no Tequilaville pudemos experimentar muito mais do que isso.
O recém inaugurado restaurante fica na via gastronômica de Coqueiros, coladinho ao mar.
A exploração de cores vibrantes, cadeiras de palha, o exagero de acessórios e peças artesanais pendurados no teto e paredes remetem à estética típica da cultura mexicana.
Cactus, lâmpadas coloridas e um grande painel que pinta uma ruela de cidade antiga enfeitam uma das áreas externas, completamente em conexão com o mar.
Começamos com a entrada tradicional: Tortillas acompanhadas dos molhinhos mexicanos. A primeira novidade foi a variedade de molhos que acompanham as tortillas: além dos tradicionais guacamole e creme azedo, tinha também a salsa roja (pasta de tomates vermelhos), salsa cruda (pasta de tomates verdes), pico de galo (tipo vinagrete, mas com bastante coentro), pico de galo com manga, frijoles refritos (pasta de feijão) e chipotle (bem apimentado!). Recebemos da chef a preciosa dica de que os molhos que chegaram junto da entrada devem ficar o tempo todo à mesa, temperando também os pratos principais. Dito e feito, guardamos um pouco dos molhos para depois!
A chef Bel Hagemann contou que passou uma temporada no México aprendendo e saboreando a culinária local, para trazer para Florianópolis o que tem de mais tradicional de característico por lá.
Uma das receitas que ela nos recomendou é a dos Tacos, pois a massa é diferente do que a gente conhece por aqui. É feita de milho orgânico, água e só. A apresentação também surpreendeu pois o taco veio aberto no prato como uma pizza, com consistência macia e massa mais grossa que a tradicional. É só dobrar ao meio e comer com as mãos. Esse é o Taco Al Pastor, com lascas de carne suína e abacaxi grelhado.
Taco Pollo com mole negro, que consiste em tiras de peito de frango com um tradicional molho mexicano feito de cacau e especiarias.
Flauta de carne seca e cebola roxa.
Costila em crosta de chicharron, nada mais nada menos que costela suína desossada cozida em baixa temperatura em uma crosta de torresmo, acompanhada de abacaxi flambado na tequila.
As comidas estavam pouco apimentadas, talvez tenhamos sentido um pouco de falta disso nos pratos. Porém estava à disposição nas mesas um trio de pimentas especiais para os mais corajosos.
A intenção do cardápio é provar vários pratos, pois a maioria deles não tem custo elevado e são de um tamanho que permite não se empanturrar demais. Ainda não conheço o México e não conhecia mais profundamente sua culinária, adorei a idéia de provar esses novos sabores e sair da mesmice dos restaurantes mexicanos tradicionais.
Tivemos uma noite super animada e agradável pois não ficamos muito cheios de tanto comer, bebemos um pouco e ainda experimentamos uma culinária mexicana diferente do padrão. A conta saiu por aproximadamente R$100 sem as bebidas.
Tequilaville
Rua Desembargador Pedro Silva, 2019. Coqueiros
Florianópolis/SC
Aceita cartões
(048) 9647-0004
* Conteúdo produzido por Marina Aziz