Depois de notar um certo burburinho no Facebook de alguns conhecidos, decidi visitar O Açougueiro - Hamburgueria Artesanal apenas cinco dias após a inauguração da casa. Como tudo que é novidade aqui em Floripa costuma lotar, liguei para fazer reserva e evitar a fila de espera mas, para minha surpresa, ao chegarmos lá só havia uma mesa ocupada – vale lembrar que já passava das 22h de uma terça-feira.
A primeira impressão é realmente ótima. Ambiente espaçoso, mesas na varanda e no segundo andar. A cozinha fica parcialmente exposta por um vidro, através do qual podemos ver o pessoal trabalhando nos pratos.
Escolhemos uma mesa na área externa. O cardápio é visualmente elegante e logo pude notar o capricho genuíno da casa com a identidade visual e os detalhes. Como o restaurante é bem novo, o garçom já chegou à mesa explicando um pouco do menu e destacando que todos os ingredientes ali são artesanais – não há nada processado ou industrializado. Nosso primeiro pedido foi uma Haus pilsen, deliciosa cerveja de Curitiba que eu até então não conhecia mas já considero pra caramba.
De entrada, escolhemos as guloseimas de queijo frito: quatro pedaços de ricota empanados e fritos, servidos com molho doce de mirtilo e açaí. Diferente e muito gostoso. Como nosso objetivo era pedir sanduíches de carne, achamos que as outras duas entradas do menu não combinavam tanto: camarão picante e frango crocante.
Nosso primeiro hambúrguer escolhido foi O Açougueiro, que já nasce como o clássico do restaurante. São 180g de carne de hereford, mussarela, alface crespa, tomate e molho especial da casa. Deu pra notar que os ingredientes são de primeira qualidade e o sabor da carne estava impecável.
A carne estava suculenta e avermelhada, bastante saborosa e fresca. Cada sanduíche dá direito a dois acompanhamentos à escolha do cliente. Eu optei pelas batatas fritas e pelo ratatouille (vou voltar ao assunto dos acompanhamentos mais pra frente).
O outro escolhido foi o costelaburguer, feito com 200g de costela de hereford prensada, queijos cheddar e mussarela, cebola caramelizada e sour cream no pão francês rústico.
Os acompanhamentos escolhidos para esse prato foram os fofinhos de aipim com mussarela e as vagens ao pesto de amendoim.
Apesar de tudo estar muito caprichado e bem feito, sentimos falta de duas coisas: opções de acompanhamentos menos gordurosos no combo (como uma porção de salada fresca ou mesmo batatinhas assadas, em vez de fritas) e, salvo falha minha ao observar o menu, a opção de pedir apenas o sanduíche.
O combo é muito bem servido, mas o fato de já sair da cozinha com dois acompanhamentos encareceu um pouco a refeição (O Açougueiro com a carne de 180g e os dois acompanhamentos sai por 33,50 reais). Dessa forma, duas pessoas poderiam optar por compartilhar apenas um acompanhamento, por exemplo.
Terminamos o prato principal já bastante satisfeitos, de modo que a sobremesa dançou. Nossa conta fechou em cerca de 105 reais com uma cerveja, sem o serviço. E, mesmo que tenhamos que aguardar na fila, esperamos encontrar a casa cheia numa próxima visita.
O Açougueiro
Av. Afonso Delambert, 103 - Condom. Art Shop, Lagoa da Conceição
Florianópolis/SC
Fone: (48) 3307-0697
* Conteúdo produzido por Fernanda Volkerling