Fiquei sabendo que em janeiro desse ano abriu um restaurante de comida natural e os comentários foram os melhores possíveis! Somente agora em março, tive chance de ir conhecer o Naturalie Bistrô, e já fiquei encantada!
Sei que estou sendo repetitiva em indicar locais em Botafogo, mas fazer o que? Esse é mesmo um bairro antigo e charmoso. Algumas de suas ruas formam um polígono que concentra muitos bares e restaurantes, que compreendem o Polo Gastronômico de Botafogo, criado pelo Decreto 24.609 de 09/09/2004. O decreto incentiva o comércio, lazer, artes e turismo na região. E exatamente por isso, um lindo casarão antigo, à Rua Visconde de Caravelas foi escolhido para ser o endereço desse bistrô.
É uma construção centenária, de dois pavimentos, toda pintada de branco e cuja entrada se dá por um pequeno jardinzinho com uma fonte transformada em jardineira. Olha que simpático.
O visual é muito agradável com um décor de extremo bom gosto. Então, o cliente (eu!) já se sente acolhido, achando tudo lindo! Como esse mesão coletivo com temperos e vasinhos sobre ele, a bancada por trás e seus detalhes fofos como o bowl laranja Le Creuset, o abacaxi de cerâmica branco (símbolo de boas vindas) e os quadrinhos escritos a giz.
Olhando por outro ângulo, se vê o grande quadro negro que pode apresentar as sugestões do dia e (ou) dicas/informações sobre produtos para uma alimentação saudável e suas propriedades nutricionais. E mais enfeites bonitinhos, da proprietária que também é a chef aqui. Gente, como não amar um lugar assim?
Pronto! Já estava aceso o sinal de “mulherzinha indecisa”, que não sabe onde ficar e precisa desbravar o ambiente! Ah, mas tem uma escada ali que leva ao andar superior. E mais detalhes absolutamente encantadores, como as frutas e legumes frescos dispostos em um móvel de madeira que remete às bancas de armazém de antigamente. Utensílios de cozinha como colheres de pau, panelas e objetos de ferro batido sobre um antigo fogão à lenha. Que amor! Bora subir, então?!
Lá em cima o espaço é bem amplo, igualmente aconchegante, bem decorado e com esse grande móvel adornado com objetos pessoais da família proprietária. Tudo isso entre livros de gastronomia, panelas da Chef, velas, flores, cerâmica, tudo muito colorido contrastando com a estante branca.
O salão é bem claro. O mobiliário é ergonômico e muito funcional, podendo as mesas servir a uma pessoa, ou, com sua mobilidade, acomodar mais clientes. Perfeito para o horário em que ele funciona: só no almoço, em dias úteis (muitas empresas) e aos sábados (famílias). Gosto de mostrar tudo, para os leitores sentirem como é o lugar.
Bem, depois de olhar tudo eu acabei ficando num outro cantinho um pouco menor no térreo. Tão lindo quanto os demais! Vejam essa prateleira e iluminação. É ou não é uma graça? Ah, sem esquecer da refrigeração, um ponto alto pra mim! Parecia que eu estava no inverno. Ponto pra temperatura geladinha!
A proposta do Naturalie é oferecer comida natural, com gastronomia saudável e sustentável usando produtos orgânicos frescos e integrais. Servem pratos vegetarianos, alguns veganos, sem glúten, sem lactose, numa culinária bem feita e saborosa! Bem criativo o cardápio que traz as opções de entrada, principais, saladas, sanduíches, sobremesas, e sucos. Em folhas de papel num tom verde claro, que mudam de acordo com a sazonalidade dos produtos oferecidos, é espécie de prancheta em formato de tábua de carne. Amei!
Primeiramente preciso apresentar a linda, jovem e simpática Chef que idealizou tudo isso. Seu nome é Nathalie Passos. A chef estudou e estagiou em Nova York, em lugares como o Natural Gourmet Institute NY - escola focada em cozinha saudável, como seu próprio nome indica - e em outros lugares, igualmente especializados nesse tipo de culinária, inclusive na Califórnia. Ela é uma entusiasta com o que faz e é adorável ter uma prosa com a mesma!
Precisava me concentrar nas escolhas e pedi umas dicas. Aliás, a equipe do salão também é muito bem treinada e solícita. Atentos todo tempo ao cliente sempre com simpatia e eficiência. Fiquei na dúvida, mas acabei pedindo de entrada um trio de Bruschettas – fondue de tomates, ricota de queijo de cabra, e ratatouille. Fiquei de queixo caído com as três! Difícil dizer qual a melhor! Juro!
Dando um close nessa Bruschetta de Ricota de queijo de Cabra da Latteria Gialla (fornecedor exclusivo), com ervas, pera e mel. E essa maravilha vem sobre um pão integral incrível produzido no restaurante mesmo, absolutamente crocante e delicioso! Acho que eu poderia comer dúzias disso!
O que beber num lugar que se propõe oferecer tudo de forma saudável? Fui pra relação de sucos e confesso que foi meio difícil, pois haviam muitas combinações interessantes. Acabei pedindo o Colágeno! Opa, minha pele está ótima pra idade, mas os ingredientes são mesmo bem gostosos e se ajudam a manter a cútis jovem. Melhor ainda ☺. Veja só: Morango, Manga, Água de Coco, e Tâmara. Delicioso!
Resolvi provar também uma salada – beterraba assada, mix de folhas verdes (orgânicos maravilhosos, fornecidos pela querida produtora Fátima Anselmo, “a maga das ervas”, de Areal), beterraba em cubos, assada com ervas, queijo de cabra da Latteria Gialla, nozes pecan e redução de balsâmico. E ela ainda veio com torradinhas quentinhas de pão integral. Aff foi muita a minha gula, porque as porções são muito bem servidas. Estava muito bom, mas acabei pedindo pra levar boa parte pra casa!
Isso porque já havia feito o pedido do principal, que foi: Legumes ao curry – inhame, batata doce e abóbora ao curry, servido dentro da casca de um coco queimado, acompanhado de arroz com coco e banana assada em crosta de castanha de caju. O prato é bem gostoso viu? E o Naturalie ainda trabalha com o ótimo azeite Oito, da chef Flávia Quaresma, produzido também para a casa, com vidro personalizado. Só produtos e fornecedores de qualidade!
Abro parênteses para contar que toda a cerâmica usada foi feita pela artista plástica e ceramista Teresa Merheb. Clean e de muito bom gosto! E que combina muito bem com essa sobremesa linda: o brownie de amêndoas e cacau 100%, com sorbet de banana (natural processada). Wow!
E, lidem com isso – caramelo de amendoim e avelã por cima!
Eu estava mais que satisfeita. Em estado de alegria, segundo Epicuro - “a felicidade plena só se pode alcançar pelo prazer, que é o princípio e fim da vida feliz”. Falou Sr. Filósofo! E já podia ir embora, mas vieram me dizer que o café é orgânico, espresso e produzido na serra do Espírito Santo, pela Camocim. Aí tudo muda de figura!
E foi de bom grado que aceitei e gostei! E amargo que é mais saboroso.
Puxa que delícia de refeição! A conta saiu a R$ 115,00 para essa comensal gulosa e exagerada. Ainda teve uma surpresa agradável. Junto à nota é servida como cortesia, uma jarra/canequinha com água detox com pepino, hortelã e limão. Nunca havia provado e adorei!
Posso dizer que me apaixonei pelo Naturalie à primeira vista e mordida. Voltarei!
Naturalie
Rua Visconde de Caravelas, 11 – Botafogo.
Fone: (21) 2537-7443
Aceita todos os cartões
* Conteúdo produzido por Ligia Ghizi