Foi em 2010 que recebi uma ligação do trabalho, pedindo para voltar ao batente no meio das férias. A reunião era urgente, incluía funcionários de outras autarquias e aconteceu no Restaurante Caxixi. E eu, apesar de ter circulado bastante em lojas próximas dali, não tinha ouvido falar do lugar antes daquele almoço.
Uma coisa que chamou a minha atenção foi o longo balcão na entrada. Sim, porque, em Salvador, não temos muito hábito de ficar no balcão, seja pra esperar uma mesa no restaurante ou pra tomar uns drinks e comer uns petiscos ali mesmo. Isso só acontece em lugares bem específicos, como o Caxixi. Lá esse costume é tão forte que tive trabalho para fazer a foto abaixo.
Meia dúzia de degraus nos levam às mesas. Aqui, o truque pra espantar o calor está lá no alto: ventilador com aspersor de água. Funciona que é uma beleza!
Outra coisa que funciona bem é o serviço. O movimento na região é intenso e a fila de espera fica bem grande perto das 12h30. Por isso, desde cedo a equipe já trabalha na velocidade máxima. Chegamos cedo e, ainda assim, nosso suco de limão saiu em 3 minutinhos. Posso garantir que foi feito na hora, porque acompanhei todo o movimento do liquidificador até a jarra.
Na primeira visita, o pedido indicado pelos colegas era o malassado. Confesso que ainda não tinha espírito de foodhunter, por isso recusei a proposta e escolhi outra coisa. Que bobagem a minha! Onde já se viu rejeitar o carro-chefe da casa? Tsc, tsc, tsc... Mas hoje já fiquei esperta e sempre peço o malassado com salada, feijão de caldo, arroz branco, acrescentando uma porção de farofa pra arrematar.
Um prato suculento e coberto de torresminhos. Muito bom! Sai rapidinho e “o tamanho pequeno serve bem a duas pessoas”, avisa o garçom.
Perto das 13h, o salão estava lotado e outras pessoas já esperavam ansiosamente pelos nossos lugares. Peraí, gente, ainda vamos pedir sobremesa! Pudim com furinhos, do jeito que eu gosto.
Depois de tudo isso, só um café coado (cortesia da casa) e a conta.
Quem for pagar com cartão precisa ir até o balcão ali do lado, onde uma moça opera as maquininhas. Nosso custo total foi de 56 reais e não tem cobrança de 10%.
Restaurante Caxixi
Rua do Cabeça, nº 123 - Dois de Julho
Salvador/BA
Fone: (71) 3321-2192
Aceita todos os cartões
* Conteúdo produzido por Amélia Santana