Eu valorizo muito me dedicar ao café da manhã de sábado. Isso significar caprichar em casa mesmo ou sair para experimentar um lugar bacana. Em um sábado desses resolvi que retornaria à Colônia Villanova, local que eu gosto muito mas que há tempo não me sentava com calma para curtir uma manhã sem pressa. A Colônia Villanova fica no bairro Vila Nova, em Porto Alegre, num cenário que ainda tem um quê de rural, de campo e até de casa de praia.
Toda essa alma do bairro foi colocada nesse lugar que é um encanto na Zona Sul.
O lugar é uma mistura de armazém, café, bistrô e feira de orgânicos. Além do deck, tem mais três espaços. Na entrada, a parte da cozinha, dos freezers com produtos selecionados e opções de biscoitos integrais.
Há alguns meses eles passaram a oferecer sorvetes Bellona também – confesso que pelo menos três vezes por semana eu passo ali e compro para a minha filha. O sabor preferido dela é o de morango com leite, mas há sabores sem lactose e sem açúcar.
Ao entrar, à direita, uma segunda sala abriga os produtos do armazém, de farinhas especiais à geleias, de sucos à espumantes. E todos os produtos com alguma ligação com a Vila Nova, principalmente, ou com o Rio Grande do Sul.
O café da manhã de sábado é servido, a partir das 9h, nessa segunda sala e no andar superior.
O ambiente é rústico, com decoração vintage e um atendimento pra lá de carinhoso. Tudo culpa da Maria Luísa e do Moisés, os donos do lugar.
Bom, mas vamos começar a contar sobre o que realmente me levou à Colônia Villanova naquele sábado: o café da manhã. Como falei, o bufê é servido nos dois andares.
Os talheres são dispostos em saquinhos de papel pardo. Pode até parecer pouca coisa, mas eu acho de grande delicadeza. A impressão que me dá é de um cuidado ainda maior com esse tipo de detalhe.
Comecei pelas frutas, orgânicas e da época. Fiz um prato com goiaba, figo e uvas.
Naquele dia, as opções de suco eram graviola e melancia. Escolhi o de suco de melancia.
Logo depois das frutas, minha escolha foi logo experimentar o pão de espinafre, o pão de 5 de grãos e o muffin de banana. Gente, olha, vou dizer: não sei qual deles estava melhor. Para completar, peguei um pouco de geleia de figo e de nata. Até porque se é para tomar café da manhã fora de casa que seja caprichado.
E então me rendi ao muffin de coco. Nunca-tinha-provado-tal-delícia. Nesta foto, ele ao lado da versão de banana, melhor parte da experiência.
Voltando ao básico, escolhi o pão de nata para colocar um pouco de manteiga e harmonizar (hahaha) com café com leite.
Me servi do leite com lactose, porque não tenho restrições, mas há a opçãos sem lactose.
Depois do café da manhã e antes de ir embora, uma passada pela loja é obrigatória. Sério. Comprei azeite, suco de uva, refrigerante natural, nhoque de fubá e papinha infantil orgânica.
No dia anterior, eu já havia encomendado algumas frutas e verduras. Minha sacola estava prontinha, me esperando. E dentro dela: couve, abacaxi, beterraba, uva, tomate e gengibre.
E assim foi uma bela manhã de sábado. O bufê de café da manhã custa 25 reales por pessoa. Eu gastei um pouco mais porque fiz compras.
Colônia Villanova - Armazém e Café
Estrada João Salomoni, 600, loja 101 - Bairro Vila Nova
Porto Alegre/RS
Telefone: (51) 3261-8470
Aceita os cartões Visa, Master e Banricompras
* Conteúdo produzido por Tatiana Tavares