Foi numa manhã de sábado que pegamos a estrada. O objetivo principal da viagem era o lançamento do documentário sobre D. Dalva Damiana, fundadora do grupo de Samba de Roda mais tradicional do Recôncavo Baiano, o Samba Suerdieck. Só que, espertos, saímos cedo pra não perder o horário e, também, ter tempo de fazer um lanche especial.
Nosso destino? Cachoeira, cidade heroica e monumento nacional, onde encontramos grandes riquezas do nosso patrimônio cultural: Samba de Roda, Festa da Boa Morte, Ponte D. Pedro II e toda arquitetura da cidade, bens culturais protegidos legalmente por diferentes instâncias de governo. Tudo isso já vale a visita, mas, já que o assunto principal por aqui é gastronomia, temos outras surpresas boas pra conhecer lá. Sem esquecer, claro, que gastronomia também é cultura, certo?
Como destaques da culinária da região, poderíamos falar da sofisticada maniçoba ou da carne de fumeiro, por exemplo, mas não vamos tratar disso neste post. Por hora me acompanhem ao PQTRLV, mais conhecido como Bar de Zé Miúdo.
PQTRLV significa “Pedro Quer Ter Riqueza, Lucro e Vantagens”. Ou não. Porque tem outra explicação secreta e proibida para menores.
O espaço do bar é pequeno e, no andar superior, funciona um buffet a peso que nunca visitei. Eu sempre achei mais interessantes as mesas da calçada, logo na frente do bar, ou na praça do outro lado da rua.
Aí, reparem, o prato que recomendo aqui não é daqueles típicos/representativos. É um petisco que não consta no cardápio e deve ser solicitado no térreo mesmo, no bar. Estou falando de um simples filé com farofa.
Pra melhorar a descrição: filé, farofa, salada e, algumas vezes, também chega acompanhado de uma porção de feijão. Esqueça as formalidades e frescuras dos restaurantes e se jogue. Procure Zé Miúdo e peça, especificando, apenas, a quantidade de pessoas que serão servidas.
Vai chegar à mesa uma quantidade de carne que Miúdo define só de olhar a turma e, sabe-se lá por quais cálculos, nunca falta e nunca sobra. O ponto? Macio. O tempero? Perfeito. A satisfação? Garantida.
Conversa vai, conversa vem, se aproximava a hora do evento e, portanto, pedimos a conta. Éramos quatro e cada pessoa pagou – incluindo refrigerante –, cerca de 20 reais.
Bar e Restaurante PQTRLV
Praça Dr. Milton, 9
Cachoeira/BA
Fone: (75) 3425-3320
Não aceita cartões
* Conteúdo produzido por Amélia Santana