Foi-se o tempo em que se comia somente filé acebolado e batata frita em bares de Mato Grosso. O Biroska Gourmet veio com uma proposta inovadora, criativa e autoral, tendo à frente o chef David Melo (também apresentador de TV), que imprime sua cara ao recém-inaugurado boteco.
A localização é boa, a poucos metros da badalada Praça Popular, na Rua Eduardo Brigadeiro Gomes. Logo na entrada, apesar da bandeira de Mato Grosso, a placa já dá a dica da pluralidade gastronômica e cultural do espaço.
As bandeiras no teto denunciam a proposta do cardápio: petiscos e quitutes dos diversos estados do Brasil.
Ambiente despojado, descontraído, com uma decoração de bom gosto.
Além do ambiente interno climatizado (isso é importante pra Cuiabrasa), tem um espaço externo na frente da casa, com vista para a rua.
Eu como cultura! A famosa frase que dá nome ao movimento do Instituto Atá, de Alex Atala, é levada ao pé da letra no Biroska. Vários itens da decoração podem ser adquiridos pelo público frequentador.
As cachaças são servidas em cocos frescos, para serem degustadas com canudinho.
Como todo boteco que se preze, não poderia faltar as cervejas especiais e o chope. A casa oferece um genuíno e artesanal chope fabricado em Nova Mutum (interior de MT), com uma pegada cítrica (até parece que sou entendedor do assunto), bem saboroso.
Os petiscos são criativos, ousados e tentam resgatar a identidade cultural das regiões, com um dedo autoral do chef, como esse Acarajé Cuiabano: bolinho de acarajé com vatapá de carne seca e tomate verde.
Agora é a vez do Parabu: miniburguer de pintado com rúcula, queijo e tomate confitado em pão de castanha de Baru e do Pará. Diante desse prato, me pergunto: de onde veio o conceito de baixa gastronomia para comida de boteco?
Provamos outra delícia, o Pedacinho do Sul: bolinho recheado com costela assada.
Xô mano, esse é um dos meus favoritos: Vottê – pastel de pacu seco com queijo e banana da terra.
Pra fechar a degustação, Sururu Pernambucano: fatias de massa crocante, servidas com refogado de carne de siri no estilo sururu pernambucano.
Pagamos 42 reais por pessoa, com comida e bebida (cachaça e chope). Merece um repeteco a visita ou não?
Biroska Gourmet
Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, 111 - Goiabeiras
Cuiabá/MT
Fone: (65) 9672-8588
Aceita todos os cartões
www.facebook.com/BiroskaGourmet
* Conteúdo produzido por João Carlos Caldeira