Tá aí um belo programa para um final de semana na Serra Gaúcha: pegar o carro e ir almoçar na Casa Madeira, no Vale dos Vinhedos. Tanto faz se é um programa de casal, ou uma reunião de família, o que importa é o clima perfeito para uma experiência incrível.
A princípio, a casa é de madeira, mas por dentro as paredes de pedras tomam conta. Assim como os objetos antigos espalhados por todo o lugar, desde aqueles usados no campo, até os mais pessoais, como câmeras fotográficas do século passado. De apaixonar.
No roteiro que fizemos pela região, eu e a Tati não podíamos deixar de almoçar lá. E mal o couvert foi colocado na mesa, já começamos a babar com todas as delícias que começaram a chegar. Para começar, torradinhas com antepasto italiano, pasta de berinjela e uma pasta de gorgonzola com pimenta.
Como estávamos fazendo degustação em todas as vinícolas pelas quais passávamos, resolvemos harmonizar a comilança com um refrescante suco de uva produzido lá mesmo na região. No calor de janeiro, veio a calhar!
Em seguida vieram duas saladinhas clássicas. A primeira, um mix de folhas, com tomate seco e croutons.
A segunda era a tradicional de radite com bacon. É impressionante como o bacon consegue deixar tudo uma delícia, inclusive o radite.
Mas chega de verde. O próximo prato foi uma polenta mole com camadas de queijo e molho de vinhos, ervas e cebola. Preciso realmente dizer se estava bom? Estava incrível! Principalmente com aquele queijo derretido que vinha junto para o prato a cada colherada.
Logo as massas começaram a chegar à mesa. Primeiro, o nhoque de batata doce com molho de queijo. Antes de mais nada, devo dizer que nhoque de batata doce é amor puro, amor verdadeiro. Com molho de queijo, então, nem se fala.
Era chegada a hora do meu preferido em todos os restaurantes de massa que frequento: o tortéi. Dessa vez, com molho bolonhesa ao invés do tradicional molho de natal. Igualmente delicioso. Tem como não amar aquele recheio de moranga?
O tagliatelle ao molho pesto chegou para completar a mesa antes da carne.
Finalmente o prato principal de toda essa sequência de delícias. São duas as opções de carne: filé ou codorna. Obviamente escolhemos a segunda opção, que é mais rara no nosso dia a dia. O molho levava ervas e o sabor era indescritível.
Para finalizar, tem coisa mais serrana que um sagu com creme? No ponto!
Na saída, depois de lutar para levantar, ainda passamos na delicatessen de mesmo nome que tem, entre outras delícias, geleias incríveis. Nossa dica é a de malbec e a de uva, por óbvio. Há opções sem açúcar que me agradaram muito também. Nada melhor que sentir o sabor completo da fruta. Para quem quiser, há degustação de todos os sabores.
A conta para duas pessoas saiu em torno de 100 reais.
Casa Madeira
Linha Leopoldina - Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves/RS
Fone: (54) 3453-5678
Aceita cartões
www.casamadeira.com.br
* Conteúdo produzido por Juliana Palma