O Dia Mundial do Hambúrguer está se aproximando, e como bons apreciadores de hambúrguer, não podíamos ficar de fora dessa data especial!
Conversamos com o chef Rodrigo Zambon, da The Chefs Hamburgueria, que compartilhou conosco algumas dicas importantes para comemorar o dia comendo essa iguaria tão amada, e claro, fazendo um hambúrguer perfeito em casa.
– Um bom pão, uma carne suculenta, um bacon e um molho caprichado. Adicionando a isso mais alguns ingredientes básicos, como alface, tomate, picles e até ovo, conforme a preferência de cada um, temos um hambúrguer perfeito – explica Zambon.
Se quiser ir além, é possível incluir cebola caramelizada, crispy de alho-poró e até uma fruta para acompanhar, como o abacaxi grelhado. Aproveite!
1 - A ESCOLHA DA CARNE
O recomendado é combinar mais de um tipo de corte – essa mistura é chamada de blend. A proporção varia, mas a dica é usar 80% de carne e 20% de gordura. Um blend que não tem erro é a combinação de vazio e acém, e é importante ressaltar que o ideal é sempre pedir a carne fresca.
2 - TEMPERO DA CARNE
Para manter o sabor do corte, a carne deve ser temperada somente na hora do preparo, depois que os discos já estiverem prontos, no momento de levar para o fogo. Temperando com sal e pimenta-do-reino moída na hora já é suficiente.
3 - TEMPO DE PREPARO
Varia de acordo com o gosto de cada um. O ponto ideal é quando a carne fica rosada. Assim, dá para sentir todos os sabores. A dica do chef é em relação ao fogo: quanto mais tempo a carne ficar, mais perde a suculência.
4- ESCOLHA DO PÃO
O mais importante é ele ser macio, para melhorar a experiência ao morder o hambúrguer completo. Os pães mais estruturados ajudam a manter a forma do hambúrguer, fazendo com que ele não desmonte. Uma dica boa é colocar ele na chapa ou grelha por um minutinho para que fique com sabor, levemente tostado e bem aquecido.
5 - TIPOS DE QUEIJOS
A escolha do queijo também depende muito do gosto pessoal. Algumas opções, como queijo colonial, cheddar e gorgonzola derretem bem e harmonizam perfeitamente com qualquer tipo de blend escolhido. Se a escolha for no gorgonzola, aposte em uma cebola caramelizada, que fica uma excelente dupla.
6 - UM TOQUE DE BACON
É opcional, mas oferece crocância para o lanche. No The Chefs, ele é usado picado em pedaços pequenos, que são preparados direto no forno até chegar na crocância desejada, mas para quem gosta de fritar ele inteiro, também serve, e fica uma delícia.
7 - MOLHOS
Um molho bem simples também pode dar um toque especial no hambúrguer caseiro. E o mais legal é que para fazer um molho mais elaborado, podemos usar ingredientes bem básicos que, normalmente, temos em casa.
O chef compartilhou uma receita de maionese especial da hamburgueria, que é um sucesso:
- Maionese de boa qualidade misturada
- Cebolinha
- Salsinha picadas
- Mostarda amarela
- Gotas de suco de limão
É só misturar tudo em um bowl, com as quantidades que forem do gosto de cada um.