De 19 a 29 de setembro, Gramado recebe o evento Gaúchos - Festival da História, Cultura e Tradição. Serão dez dias de celebração à cultura do Rio Grande do Sul com atrações que unem circuito gastronômico, música e dança, piquete, roda de chimarrão, decoração temática, exposições e atrações dedicadas às crianças. Realizado pelo Instituto RSNASCE, o projeto leva para a cidade uma programação gratuita em diferentes locais.
— Depois do que o Rio Grande do Sul viveu neste ano, mais do que nunca o orgulho de ser gaúcho está aflorado em todos nós e também nos milhões de brasileiros que abraçaram nosso Estado. Este será o momento para celebrarmos juntos a história, a cultura e a tradição gaúcha — explica Thomas Fontana, um dos idealizadores do projeto e vice-presidente do Instituto RSNASCE.
Serão mais de 50 atrações em diferentes pontos de Gramado: Praça Major Nicoletti, Lago Joaquina Rita Bier, Avenida Borges de Medeiros, Rua Coberta e Largo da Borges. No dia 21, sábado, às 20h30min, ocorre a cerimônia oficial de abertura com um espetáculo que terá duração de 50 minutos. A apresentação será na Rua Coberta, onde também acontecem shows musicais diários ao longo de toda a programação. Diariamente, às 10h30min, acontecerá um momento de reverência ao Estado com a execução do hino rio-grandense nos postes da Avenida Borges de Medeiros, bem no centro de Gramado. A expectativa da organização é que comerciantes, comunidade e turistas participem da homenagem. Além do hino, a Rádio Poste também terá programação musical durante todo o dia com avisos sobre as atrações do evento. A Chama Crioula da cidade permanecerá acesa até o final do festival no Piquete do evento. A cidade estará vestida de verde, vermelho e amarelo para receber os visitantes com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul.
COSTELA SERÁ PROTAGONISTA DA GASTRONOMIA
Um dos cortes mais identificados com o churrasco gaúcho, a costela será protagonista das atrações gastronômicas. No piquete instalado no Lago Joaquina Rita Bier acontecerá o Costelaço com alguns dos maiores assadores do Rio Grande do Sul e curadoria da plataforma Destemperados. Os churrasqueiros Marcos Livi, Schima, Josué Teg e Marcelo Sartori estão entre os nomes confirmados. Para além das fronteiras do piquete, a costela também estará no menu de 12 restaurantes que irão participar da Cozinha Gaúcha, o circuito gastronômico do festival. Cada um deles criou um prato exclusivo para o evento no qual a costela é ingrediente fundamental. São eles: El Fuego, Mlbk, Di Pietro, Nonno Mio, Piacere, Cantina Pastasciutta, Pastasciutta Rua Coberta, Toro, Vino Lab, Giostra, Felsen e La Braise.
PALCO NA RUA COBERTA TERÁ GRANDES NOMES DA MÚSICA E DA DANÇA GAÚCHAS
Mais de 30 artistas passarão pelo palco “Querência Ramada” instalado na Rua Coberta. Entre eles, nomes de grande relevância da música e da dança, como Elton Saldanha, Shana Müller, César Oliveira e Rogério Melo, César e Zéu, Renato Borghetti, Luiza Barbosa e Thomas Machado. Nos dias 22 e 23 de setembro, a partir das 19h30min, o Festival dos Festivais entra em cena, um espetáculo de música regional gaúcha, com artistas de grupos regionais. Nos dias 28 e 29 de setembro, das 9h às 22h, a Rua Coberta recebe a Dança Rio Grande, competição de danças folclóricas tradicionais que premiará as melhores coreografias do primeiro ao quinto lugar nas categorias Mirim, Juvenil, Adulto e Veterano.
HISTÓRIA PASSADA ADIANTE
O festival quer cultivar e celebrar a história do povo gaúcho. Para isso, em parceria com o Largo da Borges, realiza uma exposição com indumentárias, prataria, ferramentas e obras de artistas e estudiosos. Já no piquete do Lago Joaquina Rita Bier, as crianças poderão escutar histórias das lendas gaúchas e conhecer as brincadeiras do Jogo do Osso, Escravos de Jó, chula e tiro de laço. O chimarrão, símbolo da cultura gaúcha, também terá sua história contada na bolanta da Matería Capitão Rodrigo, instalada na Praça Major Nicoletti. Além de experimentar diferentes maneiras de degustar o mate, os visitantes poderão conhecer as origens da bebida com especialistas do assunto. Segundo os organizadores, a partir da primeira edição que ocorre este ano, o festival passará a ser realizado anualmente durante todo o mês de setembro com ampliação das atrações.
— Sabemos que, além do forte apelo emocional e histórico do mês, setembro também costuma ser um período de baixa temporada em Gramado, por isso nosso objetivo também é movimentar a cidade e a região durante este mês — explica Vinícius Garcia, presidente e um dos fundadores do Instituto RSNASCE.
GAÚCHOS - FESTIVAL DA HISTÓRIA, CULTURA E TRADIÇÃO
De 19 a 29 de setembro de 2024 em Gramado
Na Praça Major Nicoletti, Lago Joaquina Rita Bier, Avenida Borges de Medeiros, Rua Coberta e Largo da Borges
Informações e programação completa em festivalgauchos.com.br
Intagram: @festivalgauchos