A gastronomia do Rio Grande do Sul é repleta de comida boa, ótimas histórias e sabores inesquecíveis. É exatamente atrás de tudo isso que Diogo Carvalho está em busca na segunda temporada de Mapa Destemperados, quadro que vai ao ar aos sábados, dentro do programa Baita Sábado, da RBS TV. O primeiro episódio estreia neste sábado, a partir das 14h30min.
A nova edição visitará Bagé, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, São Francisco de Paula e Viamão. A ideia é mostrar o que a gastronomia de cada cidade tem de mais especial, dos bares e restaurantes mais simples aos mais sofisticados.
Como primeiro destino, Diogo atravessou o Rio Grande do Sul e visitou a Rainha da Fronteira, Bagé. O munícipio, a 383 quilômetros da Capital, tem influência da cozinha gaúcha e da culinária uruguaia, já que está bem pertinho dos hermanos. Entre as visitas, está uma parrilla com cortes nobres, como entrecôte, assado de tiras e picanha; uma clássica pastelaria de rua, com poucos sabores, mas com muita categoria; um pancho das tradicionais carrocinhas de esquina da região; e um bufê em que o carro-chefe é a imensa mesa de doces caseiros, muito além do pudim.
Clássicos do local, os lugares receberam Diogo para contar um pouco de suas histórias, apresentar o que cada um tem de mais gostoso e colocar no mapa Bagé como destino gastronômico da zona sul do Estado.
— Essa foi uma das cidades que mais me surpreendeu nesses últimos tempos, porque ela contempla todas as manifestações da gastronomia num só lugar. Ainda que seja uma região muito rústica, com uma ligação forte com o campo, com coisas ligadas à pecuária e ao churrasco, tem um movimento muito completo de trailers e de food trucks, todos eles absolutamente atraentes, e restaurantes de cozinha contemporânea, do nível de grandes capitais. Então, é uma cidade importante quando o assunto é comer e beber bem — afirma Diogo Carvalho.
O MELHOR DO AGORA
A nova temporada também conta com a parceria da Vinícola Aurora para viajar vários e vários quilômetros pelas nossas estradas. Para acompanhar cada percurso, Diogo leva na mala os vinhos e os espumantes da marca. Nesta temporada, a aposta deles fica nas linhas Aurora Reserva, Procedências, Gioia e Varietal. A campanha “Porque onde tem Aurora, tem alguém vivendo o melhor do agora” está em sincronia com o projeto do Mapa Destemperados, já que por trás de cada refeição, há pessoas criando memórias ao redor da mesa.
PARA APRECIAR OS BONS MOMENTOS
Gioia significa alegria em italiano, e a linha busca expressar o máximo potencial do terroir de cada local. Elaborados exclusivamente em regiões com Denominação de Origem (D.O.), os produtos desta linha incluem o Gioia Merlot D.O. e o espumante Gioia Sur Lie Nature D.O.
BORBULHAS COM HISTÓRIA E TRADIÇÃO
A linha Procedências destaca a excelência da produção dos associados da Vinícola Aurora. Uma linha feita para homenagear os produtores de diversas localidades da serra gaúcha, que conseguem atingir um altíssimo nível de qualidade nos seus vinhedos e, consequentemente, nas suas uvas.
VINHOS PARA APRECIAR A VIDA EM TODA SUA PLENITUDE
A premiada linha Aurora Reserva apresenta cinco vinhos – entre tintos, brancos e rosés – elaborados com uvas selecionadas e colhidas a mão. São bebidas que passam por longos meses em barricas de carvalho, o que confere a estes elegantes exemplares um delicioso aroma e sabor amadeirado que desperta os sentidos.
PARA DEGUSTAR A ESSÊNCIA DA SERRA GAÚCHA
Lançada em 1986, a linha Varietal conta uma grande história de sucesso da cooperativa. A Vinícola Aurora se tornou pioneira na adoção de vinhos elaborados com uvas 100% varietais viníferas com estes rótulos. Foi a primeira linha a chegar ao mercado, permanecendo até hoje entre os destaques da vinícola.