O segundo final de semana da edição 2023 do Festival do Moscatel Garden ocorre na Adega Chesini. Ao ar livre, o evento, que passa pela Cave Antiga no dia 11, conta com muita gastronomia, música, integração e, claro, os grandes astros da festa: os vinhos e espumantes produzidos no município, reconhecidos nacional e internacionalmente pela sua qualidade.
Com o objetivo de mostrar também a história dos imigrantes que aqui chegaram e transformaram, ao longo dos anos, a cidade na Capital Nacional do Moscatel, a vinícola será a anfitriã no dia 18 de novembro. E quando se fala em história, a Chesini destaca-se pelos seus mais de 60 anos de atividade.
A ADEGA CHESINI
Foi na década de 1930 que Augusto Chesini e seu filho, Felippe Tomaz Chesini, iniciaram a produção de vinhos na serra gaúcha, vindos do norte da Itália. Já em 1960, com a produção em maior escala nasceu a vinícola Felippe Chesini & filhos, comercializando vinhos a granel.
A segunda geração da família assumiu em 1974, passando a se chamar Irmãos Chesini Ltda, sob o comando de Wilmar e Antônio (conhecido como Maneco), filhos de Felippe, que mantiveram a qualidade da produção, uma vez que era o nome da família que estampava os rótulos.
Foi em 2001 que se criou o nome Adega Chesini, já na terceira geração à frente dos negócios. Sempre seguindo a filosofia do patriarca, de primar pela qualidade dos produtos, os resultados não demoraram a aparecer. Desde 2003, quando participou do primeiro concurso de vinhos, as premiações pela qualidade não pararam de acontecer.
Entre as bebidas premiadas estão os sucos de uva, o tinto fino Chesini Gran Vin, o vinho branco seco Lorena, entre outras. Mas os dois destaques são o vinho Moscato seco e, como não poderia deixar de ser, o espumante moscatel Cave Del Vêneto, ambos com o selo da Indicação de Procedência Farroupilha.
Hoje, no coração da vinícola o visitante tem um encontro com os sabores tipicamente deliciosos da culinária italiana. As antigas pipas mostram um pouco da história da família, em paralelo à moderna tecnologia dos tanques de aço inox, num ambiente rústico e aconchegante, proporcionando momentos únicos de prazer, ao degustar os mais variados vinhos elaborados pela vinícola, harmonizados com a excelente gastronomia.
O FESTIVAL
E com toda essa história, a Adega Chesini abre as portas de seu jardim, para o segundo final de semana do Festival do Moscatel Garden, entre às 15h e às 21h, em Vila Rica, 3º Distrito de Farroupilha. A música para embalar a degustação ficará por conta da Banda Long Jhon e da dupla Bruno e Breno.
Os restaurantes Don Honório, El Viajero e Pizzas do Mineiro servirão porções de petiscos, hambúrgueres, churros gourmet, frutas com acompanhamentos e pizzas em fatias aos participantes.
Ao longo da tarde, as vinícolas Adega Chesini, Vinhos Cappelletti, Casa Perini, Cooperativa São João, Tonini Essence e Cave Antiga, servirão espumantes moscatel, frisante moscatel, vinho moscato, espumante brut, vinhos tintos, suco de uva e água.
Os ingressos estão à venda no site Wine Locals, por R$ 40,00, e dão direito a uma taça do evento e três vouchers de 100 ml de espumante moscatel ou vinho moscatel para apreciar conforme a preferência. Em caso de chuva, a edição será adiada.