A capital nacional do Moscatel está há poucos dias de iniciar a terceira edição do Festival do Moscatel Garden. Em 2023, o evento ao ar livre passará por três vinícolas no interior de Farroupilha, com muita gastronomia, música, integração e, claro, os grandes astros da festa: os vinhos e espumantes produzidos no município, reconhecidos nacional e internacionalmente pela sua qualidade.
Para iniciar as celebrações, no dia 11 de novembro, a Vinícola Cave Antiga será a anfitriã do primeiro sábado do Festival do Moscatel. Fundada em 1997, a Cave Antiga está situada no 3° Distrito de Farroupilha, ocupando um conjunto predial que foi concluído em 1948, localizado numa região belíssima, que tudo faz lembrar a história dos imigrantes italianos.
Os restaurantes Don Honório, El Viajero e as Pizzas do Mineiro servirão porções de petiscos, hambúrgueres, churros gourmets, frutas com acompanhamentos e pizzas em fatias aos participantes. Ao longo da tarde, as vinícolas Adega Chesini, Vinhos Cappelletti, Casa Perini, Cooperativa São João, Tonini Essence e a própria Cave Antiga servirão espumantes moscatel, frisante moscatel, vinho moscato, espumante brut, vinhos tintos, suco de uva e água. A música ficará por conta da Banda Rock in Trio e da dupla Vitor Henrique e Gabriel.
No primeiro final de semana, o evento acontece das 15h às 21h, em Linha Buratti, 3º Distrito de Farroupilha. Os ingressos estão à venda no site Wine Locals, por R$ 40,00, e dão direito a uma taça do evento e três vouchers de 100 ml de espumante moscatel ou vinho moscatel para apreciar conforme a preferência.
CAPITAL NACIONAL DO MOSCATEL
Farroupilha recebeu, há quatro anos, o título de Capital Nacional do Moscatel. A proposta foi feita há 10 anos, tendo como justificativa a cidade ser a terceira maior produtora vitivinícola do país e, principalmente, a maior produtora nacional de uvas moscatéis, muito utilizada para elaboração de vinhos tranquilos e espumantes finos. Com mais de 10 vinícolas, ela tem recebido ainda mais turistas depois da nomeação, segundo o prefeito Fabiano Feltrin.
– A visibilidade da cidade como referência na produção de uva moscatel está se fortalecendo a cada ano no Estado e no país e, com isso, o município passa a ganhar um novo olhar em vários aspectos. Temos a vinda de muito mais turistas para conhecer as nossas vinícolas e pontos turísticos. Tudo isso, muito se deve ao título conhecido no país todo como Capital Nacional do Moscatel – afirma.
3º FESTIVAL DO MOSCATEL GARDEN
Indo para sua terceira edição, o festival nasceu na pandemia, como alternativa para o momento, mas, ainda segundo o prefeito, veio para ficar.
– Afinal, estar ao ar livre, contemplando nossas riquezas e paisagens naturais, e ainda aproveitando o melhor dos vinhos e espumantes farroupilhenses renomados, ao som de música ao vivo e farta gastronomia, é a soma perfeita para o sucesso. Tenho certeza de que tanto os moradores de Farroupilha como os turistas que virão criarão ótimas memórias nestas três edições do evento. Esperamos a todos! – convida Feltrin.
Na programação deste ano, além da Cave Antiga, as vinícolas Adega Chesini e Vinhos Cappelletti receberão o festival, abrindo suas portas para que os visitantes possam desfrutar de suas estruturas e, é claro, de seus produtos. Para a secretária de desenvolvimento econômico, turismo e inovação de Farroupilha, Regina Celia Ducati, trazê-las para o centro do evento tem como propósito dar ainda mais visibilidade aos produtores da região.
– Além de bons produtos, essas vinícolas oferecem espaços esplendorosos, onde as pessoas podem consumir e apreciar os vinhos e espumantes em ambientes aconchegantes e tranquilos. Então, tê-los no evento é uma grande alegria, dando ainda mais visibilidade aos seus locais e produtos, ao mesmo passo em que suas próprias potencialidades também ajudam a engrandecer o evento. É uma via de mão dupla, onde todos ganham – explica.