O feijão é protagonista. Na música, na gastronomia, no nosso dia a dia. No casamento perfeito de arroz e feijão, na minestra com o macarrão ou no caldinho, ele é um patrimônio cultural do nosso país. E como não poderia deixar de ser, ele foi o motivo do Cook Show Santander da última semana, na sua melhor versão: a feijoada.
Batendo ponto todo sábado no restaurante Brasa & Beer Bar, de Canoas, a feijoada da chef Ana Gouvea arrancou suspiros dos participantes. Com direito a farofa de abacaxi e bacon, a arroz soltinho, couve refogada e laranja, o banquete aqueceu uma noite fria de quinta-feira. Bem temperadas, as duas versões levavam linguiça de porco e bacon no preparo, mas uma delas ainda continha carnes especiais, cozidas em tempos diferentes, para que chegassem no prato desmanchando.
Orgulho de Ana, a feijoada é apenas um dos pratos do restaurante, aberto em 2019, depois dela empreender anos com lojas franqueadas de chocolates na cidade. A decisão de apostar na gastronomia não era nova, já que a comida sempre fez parte de sua vida, quando preparava jantares temáticos para a família e os amigos.
Vitor Dávila, superintendente executivo da Rede Sul do Santander, acredita que o encontro conectou dois pilares fundamentais para o banco: a gastronomia e o empreendedorismo.
— A melhor forma de ajudar nossos clientes a prosperarem é oferecer soluções e produtos personalizados para o momento de vida deles, além de um constante acompanhamento e soluções justas, um de nossos compromissos mais fiéis — afirma.
Confira como foi o festival de feijoada no Cook Show no vídeo abaixo.