Com solo e clima propícios, o Rio Grande do Sul é líder na produção de uvas no Brasil. Nosso Estado é responsável por aproximadamente 90% da produção destinada aos vinhos, sucos e espumantes, segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS.
Além da serra gaúcha e o seu Vale dos Vinhedos, outras regiões oferecem condições incríveis para a produtividade das uvas. A Campanha Gaúcha, por exemplo, é lugar com potencial de terroir, reconhecido ao receber, recentemente, a Indicação de Procedência. O clima temperado – de invernos frios, com mínimas que podem chegar até 0ºC, e verões quentes, que beiram os 40ºC – já apresentava bons sinais ainda em 1973, ano em que a Vinícola Almadén, diretamente da Califórnia, se instalou na cidade de Santana do Livramento.
Prestes a completar 50 em terras gaúchas, a vinícola lança o novo roteiro de enoturismo da campanha, uma programação para toda família. Diretor superintendente da Miolo Wine Group, da qual a Almadén faz parte, Adriano Miolo explica que o projeto é uma iniciativa de expandir a experiência do consumidor final.
- Nosso objetivo é transformar este roteiro no sucesso que é o enoturismo no Vale dos Vinhedos. Temos um patrimônio histórico nas mãos. Preservar e compartilhar é nosso dever - diz Miolo.
Confira sete motivos para fazer as malas e conhecer o novo roteiro de enoturismo da Campanha Gaúcha:
Vitivinicultura
Nos vinhedos de Santana do Livramento, a Almadén opera em 1.200 hectares de puro verde. Destes, 450 têm vinhedos próprios em espaldeira com 25 castas. Essa variedade de castas dá origem a diversos vinhos (tintos, brancos e rosé), dos ultra premium aos mais acessíveis. Os 18 rótulos da marca Almadén, por exemplo, só são viáveis graças à vinificação diária, o que leva produtos frescos e jovens ao mercado.
No trajeto dentro da vinícola, o visitante poderá conhecer de perto as plantações das uvas e um pouco mais sobre cada uma delas com os guias. É incrível poder ver os frutos que resultarão em garrafas de vinhos como o Single Vineyard Cabernet Franc e o Single Vineyard Riesling Johannisberg, ambos com Indicação de Procedência Campanha Gaúcha.
As vinhas velhas
A mais de 40 anos, as uvas Tannat encontraram no solo da campanha um lugar para criar raízes. Sem amarras ou estruturas que as segurem, as vinhas velhas foram plantadas cuidadosamente para que perdurassem. E assim aconteceu. Hoje os seus frutos tão origem ao vinho Vinhas Velhas Tannat da Miolo. Esses vinhos, de taninos fortes e envolventes, harmonizam superbem com queijos, carnes e chocolates amargos.
Primeiro free shop de vinhos do Brasil
Na fronteira com Uruguai, a Almadén abriu as portas do primeiro free shop de vinhos do Brasil em setembro de 2022. Com 120 rótulos da Miolo Wine Group, isentos de tributos, a vinícola oferece descontos que podem chegar a 30% em todos os vinhos.
Museu Semente
Para quem ama uma boa história, viajar pelo tempo com a Almadén é outro motivo para se programar e visitar o local. Um acervo de fotos e objetos contam a trajetória da vinícola, desde a peregrinação das uvas da Califórnia até a cidade, passando pelos estudos do solo e do clima, o crescimento das vinhas, a expansão da vinícola, os rótulos e garrafas, o certificado de 100% dos produtos veganos, até chegar aos dias de hoje com o lançamento do roteiro de enoturismo. Um vídeo nos leva para dentro da história da Almadén. É de emocionar!
Degustação
Depois de passar pelos vinhedos, conhecer a história da vinícola no museu, avistar do mirante o Cerro de Palomas (o cartão postal da cidade), conhecer os tanques de aço inox e toda elaboração de vinhos e espumantes da Almadén, chega a hora mais esperada: degustar os vinhos daquela produção. Quatro produtos, selecionados de acordo com a estação, fazem parte da degustação e referências técnicas de suas uvas.
Trem do Pampa
A paisagem do pampa gaúcho é de tirar o fôlego de cada um. Os grandes campos verdes, com relevo baixo, transformam a campanha em um cenário de novela. Para inserir o turista na rota do enoturismo, a cidade ganhará um novo trajeto do Trem do Pampa até 2023. Com 20km de viagem, o trem passará por diversos pontos e localidades próximas. Com ele, será possível sair do centro da cidade, na Estação de Santana do Livramento, e chegar à Estação Palomas, no pé do morro, em frente à vinícola, com parada para visitação à Vinícola Almadén, que conta com os jardins sempre abertos e foi adaptada para oferecer toda acessibilidade. Imperdível!
Parrilla no Uruguai
A gente sabe que uma boa parrilla nos faz percorrer muitos quilômetros. Ver aqueles paredões de carnes, salsicha parrillera, chorizo, legumes e muitas outras delícias é de nos deixar babando. Apesar das viagens a Rivera serem movidas pelo turismo de compras, o churrasco uruguaio também tem levado os turistas a atravessarem a fronteira.
Assim, além das compras mais baratas no país vizinho e de um bom assado, inserir o novo roteiro de enoturismo da Vinícola Almadén é muito mais do que aproveitar a passagem, é desfrutar de uma programação incrível na campanha gaúcha.
Vinícola Almadén
Endereço: Estrada Municipal Livramento, no bairro Passo da Cruz, em Sant'Ana do Livramento
Site: https://www.almaden.com.br/
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h30 às 17h. Aos domingos, das 10h às 16h45.
Nas redes sociais da @vinicola.almaden você pode conferir muitos outros motivos para visitar a Campanha Gaúcha e o novo roteiro de enoturismo da região