Que a gastronomia pode ser uma terapia para desestressar de outros momentos da vida, isso todo mundo já ouviu. No entanto, com a chegada da pandemia em 2020, nunca tantas pessoas foram atraídas à cozinha para se experimentarem na mistura de ingredientes e receitas, visando uma maior saudabilidade no prato.
Quem sugere isso é um levantamento realizado no ano passado com 17 países pela empresa inglesa GlobalWebIndex. O estudo mostrou que, pelo menos, um terço dos brasileiros passou a cozinhar com o início da quarentena. Além disso, nunca se pesquisou tanto por termos ligados à culinária do que entre março de 2020 e 2021, de acordo com o Google Trend.
Para a nutricionista, especialista e mestre em qualidade, doutora Marlise Potrick Stefani, a gastronomia sempre teve um espaço na vida das pessoas, mas que se expandiu muito nos últimos tempos com a busca por uma vida mais saudável. Segundo ela, a maior estadia das pessoas em casa fez com que muitas tivessem que começar a cozinhar para as suas famílias.
– Vejo esse movimento com muito bons olhos, tanto ao redor do mundo quanto no Brasil, que é um país apaixonado por comida. O gaúcho então, nem se fala. Procurando sempre informações de pratos práticos, saudáveis e balanceados, sinto como uma tendência o público cada vez mais perto deste cuidado e curtindo esses momentos de criação – afirma a nutricionista.
Para ela, o frango representa um ótimo aliado que deve estar presente na vida dos brasileiros. Isso se dá ao fato de ser um alimento com menos gordura, mais leve e com uma maior digestibilidade. E ainda lembra, a carne é rica em vitaminas A e os complexos B, C, D, E e K, além de ajudar a prevenir doenças, aumentar a imunidade, controlar os níveis de colesterol no sangue e, até mesmo, favorecer a perda de peso.
– O frango pode ser servido como opção de almoço, jantar, em uma sopa ou em sanduíche, e é muito fácil de preparar. Outra vantagem é que pode ser sempre acompanhado com legumes in natura, grelhados, refogados ou mesmo salteados – afirma.
Seguindo a tendência de uma alimentação saudável, a linha Nat Verde, da Nat, é uma opção prática e saborosa para se ter no freezer e ao alcance de qualquer nova receita. Como o principal pilar da linha é a saudabilidade, os frangos Nat Verde são criados em granjas certificadas, criteriosamente escolhidas, com produtores integrados exclusivos.
Outro diferencial é que as aves recebem uma alimentação 100% vegetal, produzida em fábricas de rações próprias, com todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável. Além disso, todas as etapas de criação são livres de antibióticos, seguindo os princípios do bem-estar animal.
Na receita de filé de coxa e sobrecoxa ao molho agridoce, acompanhado de arroz de jasmim com castanhas, utiliza-se pedaços soltinhos do frango Nat Verde, que são congelados individualmente. Ideal para utilizar somente o que for consumir e guardar o restante para depois.
Confira a receita e seu passo a passo:
Filé de coxa e sobrecoxa de frango com molho agridoce e arroz jasmin com castanhas
Para o frango
1 pacote de Filé de coxa e sobrecoxa de frango Nat Verde
1 dente de alho picado
¼ de xícara (chá) de mel
¼ de xícara (chá) de shoyu (molho de soja)
1 colher (sopa) de vinagre de arroz
Gergelim branco torrado a gosto
Cebolinha fatiada a gosto
Para o arroz
3 xícaras (chá) de arroz jasmim
2 xícaras (chá) de castanha de caju torrada e salgada
6 xícaras (chá) de água fervente
Óleo a gosto
Sal a gosto
Preparo
- Comece pela marinada: em uma tigela, junte o alho, o mel, o shoyu, o vinagre e misture bem;
- Acrescente o frango à tigela da marinada e misture bem para envolver a carne aos sabores e temperos;
- Deixe descansar em temperatura ambiente por 15min;
- Passado o tempo, transfira o frango para uma assadeira;
- Reserve o líquido da marinada;
- Leve ao forno preaquecido a 200 graus por 20min;
- Passado o tempo, retire o frango do forno e coloque um pouco do líquido da marinada;
- Leve para assar por mais 10min para caramelizar;
- Finalize o frango com gergelim torrado e cebolinha fatiada a gosto;
- Para o arroz: prepare normalmente, com um pouco de sal;
- Retire do fogo e acrescente as castanhas picadas.
Aprenda outras receitas através das redes sociais da Nat, clicando aqui