O espumante Salton Prosecco ficou entre os 10 melhores do mundo no Effervescents Du Monde, concurso realizado na cidade de Dijon, na região da Borgonha, na França. Uma das mais tradicionais avaliações do mundo premiou a vinícola gaúcha com três medalhas ao todo. Os espumantes Salton Prosecco e Salton Brut levaram a medalha de ouro, e o Salton Moscatel recebeu a distinção de prata.
O Salton Prosecco já figurou no ranking dos 10 melhores espumantes do mundo em 2018 neste mesmo famoso concurso francês, sendo o único e primeiro brasileiro da lista, e repete em 2022 o desempenho.
Elaborado com a uva prosecco, o espumante é leve, refrescante, fácil de beber e de harmonizar, sendo ideal para qualquer ocasião. A Família Salton, inclusive, foi pioneira ao trazer as primeiras mudas dessa uva para o sul do país, nos anos 1990, e incentivar seu cultivo com mais força nos anos 2000.
Segundo a enóloga e colunista do Destemperados, Natália Frighetto, a distinção retrata a excelência e a consolidação da produção brasileira.
- O reconhecimento dos espumantes brasileiros em concursos internacionais, ao lado de rótulos do mundo todo, chancela a qualidade dos nossos produtos. A Salton, que é uma vinícola centenária, sempre se destacou na produção de espumantes. E esse prosecco, além do prêmio, também tem um ótimo custo-benefício - analisa.
No site da vinícola, os rótulos premiados estão disponíveis por R$ 40 cada. A lista dos melhores ainda inclui rótulos da França, da Espanha, do Canadá e da Moldávia.
Effervescents Du Monde 2022 - em Dijon, na região da Borgonha, na França
Medalha de ouro: Salton Prosecco e Salton Brut
Medalha de prata: Salton Moscatel