O café é a desculpa perfeita para uma pausa na rotina corrida. Não à toa, a bebida faz parte da nossa história e da nossa rotina há milênios. E cada um tem a sua forma de fazer, seja para começar o dia ou para aproveitar a tarde com quem a gente ama.
Conversamos com quem realmente entende do assunto. Rafael Vargas Ribeiro, do Origem Coffee Co., nos passou algumas dicas de como fazer um café filtrado mais gostoso. Ele ainda ressalta que, antes, precisamos entender que o café especial é selecionado no momento da colheita e, por isso, o processo de torra dele é médio para realçar do sabor da fruta.
Dica 1: cuidar a temperatura da água
- É muito importante para não ocasionar a queima do café. Logo após a fervura da água, desligue o fogo e marque um minuto, para que essa água gradue dos 110 graus para 96 a 85 graus, temperatura exata para uma extração de café.
Dica 2: escaldar o filtro
- Este procedimento serve para que se elimine qualquer resíduo que venha a ter no filtro e que possa ocasionar a mudança do sabor.
Dica 3: fazer a pré-infusão
- Em todos os métodos de gravidade, o ideal é ter uma extração em 4 minutos, o processo de pré-infusão se dá nos primeiros 30 segundos. Adicione a água até o nível do café, mexa, no mínimo, cinco vezes para forçar a liberação dos gases e, logo após, continue a adicionar água. O ideal é colocar toda a água em até 2 minutos do tempo total para chegar a uma extração perfeita.
O filtro usado pode influenciar na clareza de sabor, no equilíbrio e no corpo da bebida.
- Filtro de papel – bebida leve com clareza de sabor.
- Filtro de pano - equilíbrio da bebida com a retenção dos óleos graxos e a liberação dos mesmos.
- Filtro de metal (inox) - uma bebida encorpada com a liberação de todas as propriedades dos óleos graxos.