Do jeito que mais indicamos aos mais, digamos, incomuns.
Quem acompanha o Destemperados sabe que nós somos entusiastas de comida e bebida, mas não profissionais – fora a chef Marília Felix. Mas nos aconselhamos muito bem e seguimos algumas regras que são meio infalíveis para algumas coisas, tipo na hora de abrir um vinho ou um espumante. Para o primeiro, um bom saca-rolhas, para o segundo, um pouco de prática.
Então a Vinícola Aliança nos falou sobre as “invencionices” na hora de abrir uma garrafa de espumante. Claro que cada um abre como quiser – o mais importante é encher as taças e brindar depois –, mas fizemos uma lista que vai do jeito mais seguro aos que exigem mais conhecimento (ou seja, não tente as dicas 3 e 4 em casa!)
1. Deitando a garrafa a 45º: quem faz isso já mostra segurança no que está fazendo. Deitar a garrafa tem a principal função de afastar a rolha dos seus olhos, e lembre de não apontar para os olhos de quem for beber a espumante junto.
2. Fazendo um estouro: segurar a rolha para não voar longe e girar a garrafa seis vezes. Além disso, desprender a pressão de dentro da garrafa com um estouro libera também grande parte do gás responsável pelas borbulhas, e espumante sem borbulhas perde a graça, né?
3. Com um sabre ou uma espada de batalha: a sabragem consiste em deslizar uma espada pelo corpo da garrafa e liberar rolha e gargalo juntos. É um espetáculo, mas deve ser executado por quem sabe o que está fazendo.
4. Com uma colher ou com uma faca de cozinha: essa técnica também pode ser chamada de sabragem. Porém, ela é a menos indicada da lista por que se for para fazer uma sabragem, que seja em grande estilo e com um sabre, e não com
uma colher ou uma faca de cozinha, certo?
* Conteúdo produzido por Destemperados para Nova Aliança