Beber um bom espumante é algo cada vez mais comum. A bebida já está na beira da praia, na beira da piscina e no almoço de fim de semana. Prova disso é que o consumo de espumantes no Brasil cresceu 16,5% em 2015, principalmente entre os rótulos nacionais.
Se você ainda não se aventurou nesse mundo e quer aprimorar o paladar, temos um passo a passo importante para você (clique aqui). É difícil determinar qual espumante é ideal para cada pessoa, já que existem muitos perfis específicos de consumo. Uma boa forma de começar é provando e anotando os rótulos que mais agradam.
Outra dica é escolher os rótulos de acordo com a ocasião, isso ajuda a provar os vários tipos da bebida e conhecer suas características. Conversamos com Maurício Roloff, do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que fez uma lista que pode servir de guia.
Beira de piscina ou de praia
Um espumante rosé dita o tom de descontração e harmoniza com aquela provável porção de camarão à milanesa. Ele também é ideal para a ocasião porque não precisar estar tão gelado para o consumo. Aposte nas wine bags para levar a bebida (veja aqui).
Happy hour com os amigos
Um brut feito pelo método Charmat é leve, fresco e costuma custar um pouco menos, o que sempre ajuda em ocasiões como essa. Dá para dividir a conta e ainda provar diferentes rótulos.
Balada
Os bruts feitos pelo método tradicional trazem um toque extra de sofisticação, combinando com toda a produção que você fez para a festa. Sem contar que uma garrafa pode ser dividida.
Jantar com alguém especial
Aquele prato mais elaborado pede um espumante igualmente encorpado. Os tipos extra-brut ou nature são mais marcantes, sendo opções bem gastronômicas. Na hora de escolher o rótulo, vale conferir a harmonização. Os sites das vinícolas costumam indicar qual bebida combinada com cada tipo de carne ou acompanhamento. Não tem erro!
Hora da sobremesa
Ninguém bate os moscatéis aqui. Não há regra de harmonização mais elementar do que servir pratos doces sempre com bebidas doces. Ótima oportunidade de agradar e impressionar.
Agora que você já conhece os tipos de espumante, fizemos uma lista com alguns rótulos que você precisa provar (clique aqui).
*post patrocinado
destemperados
Como escolher o espumante certo para cada ocasião
Destemperados
GZH faz parte do The Trust Project