Presença quase constante nos episódios de S.O.S. Malibu — Baywatch no original — (1989–2001), Michael Newman morreu aos 68 anos. A notícia foi divulgada nesta terça-feira (22), mas o óbito aconteceu no domingo (20), por conta de complicações cardíacas. Ele foi diagnosticado com Parkinson em 2006 e viveu com a doença por cerca de 18 anos.
Ouvido pela revista People, o diretor Matt Felke, que comandou a minissérie documental After Baywatch: Moment in the Sun, revelou que Newman morreu "cercado por seus amigos e familiares".
Nascido em Los Angeles, nos Estados Unidos, Newman ficou conhecido pela participação na série de sucesso dos anos 1990, tendo participado de 150 episódios, apenas menos do que o protagonista, Mitch Buchannon (David Hasselhoff), e o filho, Hobie Buchannon (Jeremy Jackson).
Ele era o único membro do elenco que era salva-vidas na vida real, além de trabalhar como bombeiro em tempo integral. Ele conciliava os turnos com as gravações de S.O.S. Malibu, em que interpretava Newmie, um apelido para o nome do ator. Após o encerramento do seriado, ele seguiu na profissão até se aposentar, com 25 anos de serviço.
Newman passou os últimos anos arrecadando fundos para a fundação do ator Michael J. Fox, contribuindo para a pesquisa de uma cura para o Parkinson. Em entrevista à publicação em agosto, ele comentou que esperava que contar a sua história pessoal pudesse ajudar na conscientização da importância de se encontrar uma cura para a doença.
— Meu corpo mudou tão lentamente que quase não percebo, mas sou constantemente lembrado de que o Parkinson agora se tornou o centro da minha vida — afirmou durante a promoção de After Baywatch: Moment in the Sun.
O ator deixa a esposa, Sarah, com quem foi casado por 36 anos, os filhos Chris e Emily e a neta Charlie, um ano.