Entre os elementos que tornaram o retorno do Homem-Morcego aos cinemas com Batman (2022) um sucesso está a atuação de Colin Farrell como o vilão Pinguim. Debaixo de uma maquiagem pesada, a produção desfigurou a imagem do galã e o transformou em um criminoso cruel, mas com pitadas bem-humoradas.
A participação de Farrell em Batman somou poucos minutos de tela, mas foi o suficiente para apresentar de maneira brilhante a sua versão do mafioso que seria estrela, dois anos depois, de sua própria minissérie. Assim, chegou ao Max, na última quinta-feira (19), Pinguim, que promete se aprofundar nas entranhas do submundo do crime de Gotham.
Essa expansão do universo capitaneado por Matt Reeves — diretor e roteirista de Batman — mostra a origem e a ascensão do Pinguim, até que se torne um dos vilões mais icônicos do Homem-Morcego.
Conheça mais detalhes da minissérie Pinguim:
Elenco e equipe
Encabeçado por Colin Farrell, que interpreta Oz Cobb, o Pinguim, a minissérie ainda conta com Cristin Milioti (a mãe de How I Met Your Mother) como Sofia Falcone, como a coprotagonista.
O elenco também tem nomes como Theo Rossi como Dr. Julian Rush Carmen Ejogo como Eve Karlo, Michael Kelly como Johnny Vitti e Mark Strong como Carmine Falcone — este último substituindo John Turturro, que viveu o personagem em Batman.
Vale pontuar que Robert Pattinson, o Batman do universo de Pinguim, não deve aparecer na minissérie.
Matt Reeves assina como produtor executivo, enquanto a direção é de Craig Zobel, de Mare of Easttown. Lauren LeFranc, de Agents of SHIELD, da Marvel, é a showrunner do programa.
Sinopse
Nos oito episódios de Pinguim — os quais serão lançados semanalmente na Max —, o público vai acompanhar a escalada ao poder de Pinguim em Gotham após a morte de Carmine Falcone. A série começa logo após os eventos presenciados em Batman.
Dentro desse processo, a filha de Carmine, Sofia, torna-se peça-chave para os planos de Oz, o Pinguim. Ele precisará derrotar a herdeira do crime para conseguir alcançar os seus objetivos.
Episódios
Até o momento, apenas o primeiro dos oito episódios foi exibido no Max — e, em todo domingo, um novo é lançado na plataforma de streaming. A duração de cada capítulo gira em torno de uma hora de duração.
O primeiro, After Hours, conta com uma hora e sete minutos de duração, enquanto os três próximos ficam entre 56 e 59 minutos cada.
Novo universo da DC
Batman foi lançado no meio de uma grande confusão que tomava conta do universo cinematográfico da DC Comics. Feito de maneira separada da realidade da Liga da Justiça, na qual o Homem-Morcego era interpretado por Ben Affleck, o filme de Matt Reeves foi muito bem recebido pelos fãs e ganhou sinal verde para uma sequência e para expansão na TV.
Assim, tanto o longa-metragem quanto a minissérie fazem parte do selo DC Elseworlds, marca para as histórias do universo DC que não fazem parte do novo projeto de universo compartilhado de James Gunn. O cineasta assumiu a divisão de cinema da marca e vai comandar o próximo filme do Superman.
Quem é o Pinguim?
O Pinguim, chamado Oswald Cobblepot — com nome estilizado para a minissérie como Oz Cobb —, é um dos vilões mais antigos da DC Comics. Criado por Bob Kane e Bill Finger, ele apareceu pela primeira vez em Detective Comics #58, de 1941. Tão inteligente e estratégico quanto o Homem-Morcego.
O personagem apareceu como um gângster caracterizado por seu guarda-chuva, que tinha tantos truques quanto o cinto de utilidades do Batman. Além disso, ele andava sempre de smoking e, como característica física, possuía um nariz pontudo.
Nos cinemas, antes de Farrell, a interpretação de Pinguim mais marcante foi a de Danny DeVito em Batman: O Retorno (1992), de Tim Burton. Recentemente, o personagem também apareceu na série Gotham (2014-2019), onde foi interpretado por Robin Lord Taylor.