A sabedoria popular já avisa: quem casa, leva a família de brinde. Mas em Casamento às Cegas, reality que é fenômeno de audiência na Netflix, a missão de conquistar os familiares da pessoa amada pode não ser tão simples assim. Eles são peças fundamentais para a jornada rumo ao altar e estão longe de ser personagens apenas secundários.
Ao longo das quatro temporadas da atração, as famílias dos participantes influenciaram decisões e despertaram o ranço dos espectadores, mas houve quem fizesse o público cair de amores. Abaixo, Zero Hora relembra cinco familiares que roubaram a cena no reality.
"A sogra tóxica"
Tão polêmica quanto o filho William, da segunda temporada, Dona Maura não agradou os espectadores de Casamento às Cegas, que a classificam como "tóxica". Desde que conheceu a então nora, Verônica, ela esbanjou antipatia e adotou postura no mínimo estranha, agindo como se estivesse em uma disputa. Depois de deixar muito claro, ao longo de todo o experimento, que não apoiava a união de William e Verônica, Dona Maura ainda fez uma "boca de urna" momentos antes do casório, incentivando o filho a dizer "não" no altar.
E conseguiu. William e Verônica haviam combinado que diriam "sim" um ao outro, mas ele não cumpriu o acordo. Depois de ouvir um "sim" da noiva, ele respondeu que "não", despertando a fúria dos espectadores. Dona Maura não escondeu a felicidade.
— Ele é muito imaturo para casamento, para viver a dois, para ter a responsabilidade, porque ele tem tudo na minha casa. Você acha que eu influenciei ele? De zero a 10? Dez! — disse.
"O pai queridão"
Wanderley Tavares, pai de Thamara Térez, participante da segunda temporada, foi o personagem mais carismático que já passou pelo reality. Ele faleceu em março de 2024, deixando os fãs do programa inconsoláveis. Seu Wanderley conquistou o público ao mostrar ser um superpai para Thamara. No início, ele estranhou a dinâmica do programa, mas acabou apoiando a decisão da filha de se casar com o gaúcho Alisson Hentgens. Chegou até a dizer: "O Alisson é lindo! Eu, no lugar dela, casaria com ele" — mal sabia Seu Wanderlei que, depois, o gaúcho acabaria pisando na bola.
O paizão ganhou ainda mais pontos com os espectadores após o programa de reencontro da temporada. Sem papas na língua, ele criticou William e a mãe dele.
— O que eu penso é o seguinte: se você não quer realmente se envolver, não conquiste. E o que eu não entendo é que, no momento que antecede a entrada dele, o sorriso estava de propaganda de creme dental. Aí, chega lá e joga um balde de água fria na menina — disse, direcionando as críticas também a Dona Maura. — Ele foi influenciado por ela, sim! E ela quer viver a vida dele!
"A mãe narcisista"
Sílvia, mãe de Maria Carolina, da terceira temporada, fez o termo "mãe narcisista" pipocar nas redes sociais. O conceito é usado para descrever mães que agem como se vivessem em competição com as filhas — o que, na opinião dos espectadores de Casamento às Cegas, representava bem o comportamento dela.
Ao longo do experimento, ela não economizou nos comentários negativos sobre a filha, criticando do cabelo às roupas usadas por ela. O episódio que mais chocou o público ocorreu na prova do vestido de noiva: Sílvia chorou copiosamente ao ver todas as participantes com o traje, mas não derrubou uma lágrima sequer para a filha. Na verdade, a única reação dela foi criticar o modelo escolhido por Maria, que disse ter ficado com vergonha da situação. Ao longo da temporada, Sílvia ainda bloqueou a filha nas redes sociais.
"A fada sensata"
Daniel, da terceira temporada, teve falas polêmicas e dividiu a opinião do público. Apesar disso, a mãe dele foi unanimidade: todos os espectadores ficaram encantados com Simone, que ganhou fama de "fada sensata". Isso porque, na contramão das mães narcisistas e controladoras, ela mostrou ser um poço de maturidade ao lidar com a relação que o filho estava prestes a iniciar com Daniela, então noiva dele.
Apesar de ser extremamente próxima de Daniel, Simone aconselhou o filho a deixá-la um pouco de lado após o casamento, pois, para ela, a esposa deveria ser a prioridade naquele momento.
— É uma família que vocês vão construir, uma vida a dois. Saiba dosar, Daniel. Menos mãe, mais Dani, entendeu? Porque a mãe vai estar aqui sempre — disse ela em um dos episódios, arrancando elogios dos espectadores do reality.
"As amigas leoas"
Dizem que as amizades são a família que escolhemos, então, por que não trazê-las para a lista? Na quarta temporada, as amigas da participante Renata Giaffredo roubaram a cena. Elas promoveram um verdadeiro interrogatório com Alexandre, noivo de Renata, e não fizeram questão de esconder que não foram com a cara dele.
O rapaz não deixou barato e afirmou não precisar da aprovação do grupo, o que gerou um dos momentos mais tensos da temporada. Às câmeras, uma das amigas de Renata criticou a postura adotada por Alexande:
— Uma pessoa que trata mal as amigas dela, que fica nervoso, que é explosivo. Eu não gostei do que eu vi.
Entre os espectadores, houve quem achasse a atitude das moças um tanto exagerada, mas também quem elogiasse a postura de "leoas" adotada por elas — que, no fim das contas, só estavam querendo proteger a amiga de uma possível furada.