O episódio 7 de X-Men '97, nova série animada do Disney+, revelou que Bastion é o grande vilão que irá perseguir os mutantes no restante da temporada. A produção estreou em 20 de março e tem feito sucesso entre os fãs da Marvel.
Criada para ser uma continuação de X-Men: The Animated Series (1992-1997), o seriado dos estúdios Disney acompanha os desafios enfrentados pelos X-Men após a perda de seu líder, o professor Charles Xavier. Em Olhos Brilhantes, episódio mais recente da série, Bastion foi introduzido na trama como a mente por trás de tudo que vinha sendo feito por Bolívar Task e Senhor Sinistro na tentativa de erradicar os mutantes da Terra.
Sobre o novo vilão, dublado nos Estados Unidos por Theo James (série Divergente), sabe-se que a primeira aparição nos quadrinhos da Marvel foi em 1996, na 52ª edição da revista.
A origem do personagem se dá quando Molde Mestre, inimigo dos X-Men, absorve os sistemas de Nimrod — um poderoso protótipo sentinela vindo de outro planeta. Devido à potência da combinação entre os dois, a única solução encontrada pelos mutantes para vencer a batalha é utilizar o artefato Siege Perilous, um portal pandimensional que oferece vida nova àqueles que passam por ele.
Assim, é quando a combinação do Molde Mestre com Nimrod atravessa o portal que surge Sebastian Gilberti, o Bastion.
Criado como um humano, sem conhecimento de suas origens, o lado Sentinela desperta nele um ódio gradativo pelos mutantes. A partir disso, Bastion cria a Operação: Tolerância Zero, a força-tarefa antimutante vista na animação. Além disso, ele também é responsável pela criação dos Supersentinelas, resultado de humanos transformados com nanoimplantes.