Danças gaúchas foram apresentadas no quadro do Dança dos Famosos, no programa Domingão com Huck, na RBS TV, no último domingo (24). Gabriela Prioli, Lexa, Matheus Fernandes e Michael Borges foram os artistas que dançaram ao som de Gaúcho Coração, de Cristiano Quevedo e Carlos Omar Vilella Gomes, e Milonga para as Missões, de Gilberto Monteiro. No cenário ao fundo, a imagem das ruínas de São Miguel das Missões.
Apesar da divulgação sobre a cultura gaúcha estar atrelada, nos últimos dias, a Matteus, participante do Big Brother Brasil, a ideia da apresentação vem de muito antes. O professor de dança Rafael Stenzel, de Osório, buscou por anos levar a dança gaúcha para o quadro. Em 2013, ele convidou Carlinhos de Jesus, à época jurado do Dança dos Famosos, para um evento na sua escola de dança.
— Na oportunidade se criou essa ideia de levar a nossa cultura para o palco que é tão representativo para nosso segmento. Naquela época não se teve tanta abertura para que isso fosse possível — relembra Stenzel.
Mesmo assim, o coreógrafo gaúcho não desistiu do objetivo. Com a mudança da apresentação do programa, Stenzel conta que um dos atuais produtores é seu amigo, o professor de dança Marcelo Grangeiro. Foi aí que ele viu uma nova oportunidade de apresentar a proposta da dança gaúcha.
— Mostrei um trabalho para ele e, a partir daí, comecei a fornecer elementos históricos e coreográficos para ele entender tudo que abrange a nossa dança. Começamos a alinhar esse trabalho e, em agosto de 2023, ele veio a Osório. Realizamos um protótipo do que seria a dança gaúcha no palco do programa. Quando chegamos no formato, continuamos nos falando a distância. Foi um trabalho bem estruturado de convencimento. Em janeiro deste ano, ele me confirmou e deu certo — relata Stenzel.
A apresentação contou com elementos que representam a essência da dança gaúcha, como lenços, lanças e palas. Diferentemente dos padrões exigidos em concursos de dança tradicionais que ocorrem no Estado, o formato para TV foi pensado de uma maneira que atendesse a composição da dança gaúcha, o tempo do programa e que fosse acessível aos participantes. Quem trabalhou diretamente com as celebridades foi a coreógrafa e professora de Dança Lúcia Brunelli, de Porto Alegre.
— Foi um trabalho desafiador, pois os artistas têm uma agenda complexa e eles precisavam estar juntos nos ensaios. Mas também foi muito incrível estar lá, abrindo essas fronteiras para que a dança e a música gaúcha pudessem ser veiculadas no programa de maior audiência da televisão brasileira. Como divulgação e visibilidade para nossa dança é muito importante e marcamos espaço no cenário artístico nacional — afirma Lúcia, que passou pelo menos 10 dias antes da gravação nos ensaios com o grupo.
A dança gaúcha fez parte de homenagens a ritmos regionais de norte a sul do país. Outros grupos levaram para o palco samba, boi bumbá e quadrilha.
— Estou muito feliz, pois era um sonho de muitos anos levar nossa cultura, nossa dança, para esse quadro lindo — conclui Stenzel.