No Fantástico deste domingo (18), Vanessa Lopes, 22 anos, falou pela primeira vez sobre a saída do Big Brother Brasil 24. A influenciadora digital apertou o botão de desistência do reality no dia 19 de janeiro e, desde então, está em tratamento psiquiátrico.
— Segundo meu psiquiatra, tive um quadro psicótico agudo, que é como se a minha mente rompesse com a realidade — afirmou (confira o teaser abaixo).
A mudança de comportamento da tiktoker chamou a atenção de outros participantes. Na casa, ela questionou o que era a real e chegou a sugerir que os colegas de confinamento eram atores.
— Eu não estava bem para viver aquilo. Então eu prefiro estar em casa, com os cuidados médicos, tomando meus remédios e com a minha família e meus amigos, do que realmente estar da forma que eu estava lá — confessa.
A influencer explica que sentia como se estivesse criando histórias na própria cabeça, sem conseguir distinguir entre o real e o imaginado. Os pais da participante acreditaram, no início, que o comportamento fazia parte da estratégia de jogo da sister.
— Ela desabou e aí eu senti que ela realmente estava sem saber se a gente era real também — disse a mãe, Liziane Lopes.
Antônio Geraldo da Silva, médico de Vanessa e presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, explicou como funciona um quadro psicótico agudo. Segundo o profissional, o paciente "rompe" com a realidade e passa a viver de acordo com o cenário paralelo que imaginou.
— Não precisa ter história nenhuma pregressa para poder fazer esse diagnóstico e o futuro vai depender totalmente do que você faz agora no presente com a presença da doença. O quanto mais cedo você intervém, mais cedo você tem um melhor resultado e um melhor prognóstico — completa.
Ainda em tratamento, Vanessa segue sem acesso às redes sociais. A tiktoker está passando um tempo com a família e os amigos, praticando esportes e fazendo outras atividades longe da internet.