A cena da morte do Coronel Belarmino, que foi ao ar na segunda-feira (29) no remake de Renascer, voltou a despertar dúvidas sobre quem atirou no personagem. Nesta versão, o coronel, interpretado por Antonio Calloni, protagonizou uma cena icônica. Nas redes sociais, os internautas repercutiram o episódio.
Nas duas tramas, o principal suspeito da morte do coronel é José Inocêncio, atualmente interpretado por Humberto Carrão. Na trama de 1993, Belarmino, personagem vivido por José Wilker, tenta matar Inocêncio com a ambição de tomar suas terras, mas o fazendeiro foi mais esperto e, além de sobreviver, realiza um velório falso para flagrar seu suposto assassino confessando o crime.
Ao se deparar com a situação de que José Inocêncio não morreu, Belarmino fica furioso por cair na emboscada de seu rival. Pouco tempo depois, o coronel é morto a tiros em uma cena que não mostra o rosto do autor dos disparos.
Já na segunda fase da novela, o filho de José Inocêncio, que será interpretado por Juan Paiva no remake de Bruno Luperi, começa a namorar a neta de Belarmino, que questiona a participação do fazendeiro na morte do avô, mas o protagonista nega.
Ao longo da trama, história é revivida em um diálogo de Inocêncio com o padre Lívio (Jackyson Costa). O religioso pergunta a ele sobre um possível envolvimento na morte do coronel, mas, novamente, ele nega.
No entanto, no momento em que o padre relembra alguns acontecimentos que podem colocar em dúvida a conduta do fazendeiro, José Inocêncio acaba deixando subentendido de que foi ele mesmo quem matou Belarmino. Ao final da história, toda a versão é confirmada.