A quarta temporada da série antológica True Detective, intitulada Terra Noturna, estreou neste domingo (14) na HBO Max. Escrita, dirigida e totalmente protagonizada por mulheres, a trama traz a atriz Jodie Foster no papel da detetive Liz Danvers.
Em entrevista ao Omelete, nesta segunda-feira (15), a atriz revelou sua empolgação com a nova temporada, que define como "o projeto que mais a deixou empolgada desde O Silêncio dos Inocentes (1991)", filme dirigido por Jonathan Demme, em que interpretou a detetive Clarice Starling, papel que lhe rendeu um Oscar de melhor atriz em 1992.
— Essa foi a única vez desde então que senti vontade de interpretar uma detetive, o que já diz muito. E tem sido fascinante voltar a este mundo — contou ela.
— No segundo em que coloquei o uniforme, senti que já sabia quem era essa pessoa. E eu amo quem ela é, amo a ideia dessa mulher muito imperfeita em uma posição de liderança. Amo que você chega a se perguntar: "como deram esse papel a essa cretina?" — disse.
A atriz também fez comparações com as duas personagens e revelou estar muito mais atenta com as diferenças que cercam cada uma.
— Eu acho que Terra Noturna representa uma evolução de O Silêncio dos Inocentes. Aquele filme lidava com um tipo de misoginia muito específico de sua época e daquele universo masculino onde ela se encontrava — avaliou.
— E Clarice era a filha prodíga de muitas formas vivendo no meio de vários machos. Isso não é verdade sobre Danvers e Navarro (interpretada por Kali Reis). Elas são completas entre si mesmas, são figuras de autoridade e têm seus próprios jeitos femininos de lidar com as coisas.
Com oito episódios, True Detective: Terra Noturna tem direção de Issa López e está disponível no catálogo da HBO Max.